MAIS

    COP30: saiba quem é o general que comandará GLO em Belém

    Por

    A operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas (COP30) será comandada pelo general do Exército José Ricardo Vendramin Nunes, atual comandante militar do Norte. A informação foi apurada pelo Metrópoles com fontes das Forças Armadas.

    O pedido para a GLO foi feito pelo governador do Pará, Helder Barbalho. A Conferência será realizada em Belém, entre os dias 6 e 21 de novembro. A operação duraria de 2 a 23, tendo o Exército na coordenação da segurança da cidade, que receberá chefes de estado e delegações internacionais de mais de 160 países.

    A instauração de uma GLO foi revelada pelo colunista Igor Gadelha, no Metrópoles. Vendramin, como chefe militar do Norte, comanda as tropas brasileiras na Amazônia Oriental, território que corresponde a cerca de 20% do Brasil. Ao todo, são mais de 30 organizações militares sob o comando do militar.

    6 imagensHelder Barbalho, governador do ParáBelém (PA)Belém, sede da COP30COP30 será em Belém, no Pará Blue zone belémFechar modal.1 de 6

    O general de Exército José Ricardo Vendramin Nunes, comandante militar do Norte, comandará a GLO para a COP30 no Pará.

    Exército2 de 6

    Helder Barbalho, governador do Pará

    Divulgação/Agência Pará3 de 6

    Belém (PA)

    Contributor/Getty Images4 de 6

    Belém, sede da COP30

    Rafael Medelima/COP305 de 6

    COP30 será em Belém, no Pará

    Bruno Cecim/Ag.Pará6 de 6

    Blue zone belém

    Foto: Ag do Pará

    O general tem mestrado em Planejamento e curso internacional de Estudos Estratégicos, ambos pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME). Ele já comandou o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra e também o Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro (CCOMSEX).

    Além de Belém, a GLO também prevê a atuação dos militares em rios e na área das usinas hidrelétricas de Tucuruí e de Belo Monte, em Altamira. Helder justificou que a operação ocorreria pata “assegurar um nível adequado de segurança em um evento de tamanha magnitude, envolvendo a presença de autoridades de alta relevância”.

    Leia também

    Segundo o governador, deve haver reforço da GLO em “áreas com grande concentração de público e trânsito de comitivas, o efetivo e recursos das forças estaduais não comportam plenamente as exigências de segurança que o evento e as autoridades envolvidas demandam”.

    A COP30 começa de fato no dia 10/11, e segue até o dia 21/11. Mas no dia 6 inicia-se a Cúpula do Clima, evento que antecede a Conferência e reúne chefes de Estado. Segundo o Itamaraty, são mais de 140 delegações esperadas para este primeiro momento, e cerca de 50 devem contar com presidentes e primeiros-ministros.