Relator da CPMI que investiga os descontos associativos indevidos em benefícios do INSS, o deputado Alfredo Gaspar (PP-AL) é favorável à convocação da presidente da Crefisa e do Palmeiras, Leila Pereira, para prestar depoimento ao colegiado. A instituição financeira foi citada pela Polícia Federal (PF) no inquérito sobre as fraudes.
Em contato com a coluna, Gaspar afirmou “apoiar o requerimento do senador Marcos Rogério (PL-RO), que explicou a necessidade do comparecimento de Leila Pereira à CPMI”. Outros dois pedidos no mesmo sentido foram protocolados no colegiado pelos deputados Fábio Costa (PP-AL) e Evair Vieira de Melo (PP-ES).
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Alfredo Gaspar diz apoiar pedido de convocação da presidente da Crefisa para depor na CPI do INSS
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 3
Marcos Rogério é autor de um dos três requerimentos que pedem a convocação da presidente da Crefisa
Edilson Rodrigues/Agência Senado3 de 3
Leila Pereira, presidente da Crefisa e do Palmeiras
Reprodução / Palmeiras
Na solicitação, Marcos Rogério afirma que a Crefisa foi vencedora de 25 dos 26 lotes leiloados para administrar a folha de pagamento dos benefícios do INSS, superando bancos como Itaú e Bradesco e firmando mais de R$ 12 bilhões em contratos.
O requerimento apresentado por Evair Vieira de Melo argumenta que o número de reclamações de clientes da Crefisa dobrou entre 2024 e 2025 e que a instituição já teve contratos suspensos em razão de irregularidades.
Leia também
-
Eduardo Bolsonaro reage à ordem de Moraes para PGR analisar prisão
-
Estatal brasileira banca camarão e viagens para filhos de presidente
-
“Dosimetria é conversa fiada”, diz Malafaia antes de ato por anistia
-
Leila na CPI do INSS: deputado explica por que Crefisa entrou no radar
Já o deputado Fábio Costa aponta “irregularidades sistêmicas” supostamente cometidas pela Crefisa, que “colocaram em risco o direito fundamental de milhões de segurados de receber seus benefícios de forma regular, segura e digna”. Os requerimentos ainda serão analisados e votados pelos integrantes da CPMI do INSS.