Brasília ganha um novo status dentro da moda nacional com o Metrópoles Catwalk, realizado no Teatro Nacional Cláudio Santoro, entre os dias 3 e 7 de novembro. Além de oficinas, exposições e talks, a programação inclui uma série de desfiles de marcas locais e nacionais que apresentam suas coleções ao público brasiliense no evento inédito. Na sexta-feira (7/11), são as etiquetas Telaio, Biruta, Bernardo Rostand, Sérgio Calado e Louback Atelier e a multimarcas Hills Sudoeste que vestem os modelos que desfilarão na passarela que marca a nova fase da moda na capital.
Vem conhecer!
Telaio
A marca de moda feita à mão Telaio apresenta, no Metrópoles Catwalk, o desfile The Inner Match, uma coleção que explora as dualidades da mente humana traduzidas na estética. De acordo com a marca, a proposta é levar à passarela do evento um diálogo entre a alfaiataria e a esportividade, explorando o equilíbrio entre disciplina e leveza.
Leia também
-
Gloria Coelho, por Jeté, celebra 50 anos de carreira no Metrópoles Catwalk
-
Inédito, Metrópoles Catwalk em Brasília potencializa a moda brasileira
-
Saiba quais marcas renomadas participam do Metrópoles Catwalk
-
Guto Carvalhoneto detalha exposição inédita no Metrópoles Catwalk
As peças fazem uma fusão entre os códigos da alfaiataria clássica, com tecidos em tons neutros, lavados e risca de giz, e o universo esportivo do tênis e do moletom, quem trazem o lado do conforto e do movimento aos looks, que seguem uma estética contemporânea.
Biruta
Tradicional na capital, a Biruta irá apresentar, em primeira mão no Metrópoles Catwalk, a nova coleção de festas e fim de ano. As peças têm referências ao mar brasileiro, uma das inspirações da coleção, mas também mergulha em outras camadas da cultura brasileira, misturando o solar com o simbólico, o artesanal com o urbano. A coleção se inspira também no Nordeste, com forte presença no Distrito Federal. Da região, a Biruta buscou as tradições, expressões modernas e inventivas, como nos mercados de rua e os ritmos.
Hills Sudoeste
A multimarcas Hills apresentará uma seleção de peças pensadas especialmente para a época de fim de ano, incluindo a mudança de estações e as festas que tanto movimentam o mundo da moda. Hoje, a curadoria da loja conta com marcas de destaque no cenário nacional, como LeBlog, Amíssima, Lofty Style, Lucidez, Cor Doce, Voar, Authoria e Inquérito.
Bernardo Rostand
Com um cuidadoso trabalho de customização e trabalho artesanal, as peças de Bernardo Rostand são desenvolvidas em ateliê próprio e contam com bordados manuais, modelagens diferenciadas e acabamento que remete à alta-costura, mas voltados a uma estética contemporânea. A marca se destaca por unir arte, técnica e exclusividade, oferecendo peças que fogem da produção em massa e que buscam traduzir uma identidade de moda local.
Sérgio Calado
O conceituado designer Sérgio Calado apresenta a coleção Homo Laboris, que traduz nas roupas uma reflexão sobre o ser humano e seu espaço no ecossistema. Os looks desfilados serão resultado de uma extensa colaboração, com bolsas produzidas com resíduos têxteis em colaboração com o coletivo Centopéia Têxtil; acessórios esportivos cedidos pelo Brechó Esportivo Segundo Tempo; e materiais que incluem refugos de lojas e tecidos desenvolvidos por parceiros de longa data da marca.
“Eu, enquanto designer, acredito muito que a gente tem por obrigação trazer essas questões para a moda porque ela reflete o espírito do nosso tempo e como as nossas ações tem impactado diretamente no meio que a gente vive. Estamos fazendo tudo com muito carinho pra mostrar que a moda de Brasília segue vivíssima e pulsante”, afirma Sérgio Calado sobre a coleção que prepara para o evento.
Louback Atelier
Nascida para celebrar a diversidade e a autenticidade das mulheres, a marca Louback Atelier marca presença na passarela do Metrópoles Catwalk com uma coleção que segue a linha de pensamento que fundamenta a marca.
“As peças, ao mesmo tempo que elas estão leves, esvoaçantes, já entram estruturadas, fortes, empoderadas. Então, essa é a mulher Louback, essa é a coleção que vamos mostrar na passarela”, compartilha Louback Jacoby.
Metrópoles Catwalk
O evento, que será realizado de 3 a 7 de novembro no Teatro Nacional Claudio Santoro, reúne curadoria meticulosa de desfiles, exposições, rodas de conversa e muito estilo.
A programação propõe uma imersão no mundo fashion do Distrito Federal e de todo o país, conta com o olhar do estilista Guto Carvalhoneto para as exibições de arte e apresenta um elenco de 70 modelos que vão cruzar a passarela do evento — entre elas, 40 são do Distrito Federal.
Realizado pelo Instituto Inbras, em parceria com o Metrópoles e com apoio da Secretaria de Turismo, Banco BRB, Secretaria de Cultura do Distrito Federal e Senai/Sindivest, o Metrópoles Catwalk é um dos primeiros grandes eventos a ocupar o Teatro Nacional Claudio Santoro desde sua reabertura em soft opening, que vem ocorrendo aos poucos desde dezembro de 2024, retomando o espaço que é um dos maiores ícones culturais do Brasil.