MAIS

    Diretor de competições sobre novo calendário: “Algo inédito na CBF”

    Por

    A CBF apresentou, nesta quarta-feira (1º/10), o novo calendário do futebol brasileiro para o triênio de 2026 a 2029. O anúncio, feito na sede da entidade no Rio de Janeiro, marcou o início de uma ampla reformulação nos campeonatos nacionais organizados pela entidade. Segundo o diretor de competições, Julio Avellar, a prioridade foi a redução de carga dos times da Série A.

    A ideia foi tentar desafogar esse calendário. Talvez em 2026 o efeito não seja tão perceptível, por conta da Copa do Mundo, mas será mais evidente nos anos seguintes — 2027, 2028 e 2029. Os clubes sentirão essa diferença ao longo do ciclo. É um planejamento estruturado, algo inédito dentro da CBF”, explicou Avellar.

    Além de reduzir a quantidade de jogos dos clubes da Série A, que atualmente chegam a disputar quase 70 partidas por temporada, também foi priorizada a ampliação da participação de equipes da terceira e quarta divisão no cenário nacional.

    Leia também

    “Queríamos criar condições para que mais clubes pudessem disputar competições organizadas pela CBF. Hoje, apenas 14% dos clubes registrados têm acesso a torneios nacionais. Reconhecemos e valorizamos o papel das federações estaduais, que são fundamentais no desenvolvimento da base. Mas entendemos que era necessário ampliar esse número e conseguimos, por meio das mudanças apresentadas”, completou o dirigente.

    Mudanças no calendário

    A Série D do Campeonato Brasileiro foi ampliada de 64 para 96 clubes. A competição terá início no dia 5 de abril e término previsto para 13 de setembro. Ao todo, haverá um aumento de 510 para 610 partidas.

    No Brasileirão Série A, as principais mudanças são relativas às datas de início e término do campeonato. O formato será mantido, com começo previsto para 28 de janeiro e rodada final marcada para o dia 2 de dezembro.

    Para a Copa do Brasil, as alterações centrais são: a entrada dos clubes da Série A no torneio a partir da 5ª fase e a final em jogo único. Anteriormente disputada por 92 times, a copa agora contará com 126 equipes e terá início no dia 18 de fevereiro, com término previsto para 6 de dezembro.

    Confira o resumo das mudanças:

    Já os campeonatos estaduais terão 11 datas-base. Os torneios têm início previsto para 11 de janeiro e término previsto para 8 de março.

    Também foram anunciados três campeonatos regionais. Além da manutenção da Copa do Nordeste e da Copa Verde, que contarão com alterações no formato, foi criada a Copa Sul-Sudeste. Clubes em competições continentais não disputarão os certames.