Em um dia de grande euforia no mercado argentino após a vitória da coalizão do presidente Javier Milei nas eleições legislativas, o peso registrava forte valorização nesta segunda-feira (27/10).
Logo no início das negociações, a moeda da Argentina avançava 10%, para cerca de 1,4 mil por dólar, em meio ao recuo do risco-país.
Antes mesmo da abertura dos mercados, o peso já registrava forte alta no mercado de criptomoedas, ainda no domingo (26/10). Logo depois do fechamento das urnas no país, quando ficou claro que o partido de Milei, o La Libertad Avanza, havia obtido a maioria dos votos, o dólar cripto caiu 137 pesos em pouco mais de dez minutos, alcançando 1.420 pesos, ante 1.551 da última sexta-feira (24/10).
A cotação de 1.515 pesos era maior do que a banda estipulada pelo governo argentino, que varia entre 1,4 mil e 1,5 mil pesos.
Leia também
-
Dólar cai e Bolsa bate recorde após Lula-Trump e vitória de Milei
-
Ações de empresas argentinas disparam após vitória de Milei em eleição
-
Milei tem vitória nas urnas na Argentina e amplia bancada legislativa
-
“Chegaremos a um acordo”, diz Trump antes de reunião com Xi Jinping
Ações em alta
A reação positiva dos investidores também se refletiu no mercado de ações. Em Nova York, o fundo negociado em bolsa Global X MSCI Argentina, com foco em ações do país, tinha alta de 17%.
Durante a sessão, os papéis chegaram a avançar até 35%.
As ações de empresas argentinas com cotas no exterior já haviam registrarado forte alta no chamado “overnight” – o intervalo entre o fechamento do pregão da Bolsa de Valores e a reabertura na sessão seguinte, além dos mercados globais que seguem ativos.
A estatal de energia YPF, maior produtora de petróleo da Argentina, avançou 12% após o anúncio da vitória da coalizão de Milei nas eleições.
O setor financeiro também reagiu positivamente aos resultados eleitorais favoráveis ao atual governo. O Banco Galicia teve ganhos de 13%, enquanto o Banco Supervielle subiu 16%.
Títulos da dívida sobem
Já os títulos da dívida pública da Argentina também registraram forte alta na madrugada desta segunda-feira. Os papéis com vencimento em 2035, que estão entre os mais negociados, eram cotados a 70,34 centavos de dólar, uma alta de mais de 13 centavos, em patamar recorde.
Após a vitória de Milei nas eleições legislativas, os títulos argentinos vêm liderando os ganhos entre seus pares dos mercados emergentes.
Vitória maiúscula
Nas eleições legislativos de domingo, a coalizão de Milei obteve 40,84% dos votos e venceu também na província de Buenos Aires, tradicional reduto peronista (da esquerda, de oposição ao governo).
O partido do presidente argentino avançou de 37 para 101 cadeiras na Câmara dos Deputados. No Senado, o La Libertad Avanza pulou de seis para 20 assentos.
“Passamos pelo ponto de inflexão”, afirmou Milei em seu discurso de vitória após a confirmação dos resultados. “Nos próximos anos, temos de aprofundar o caminho reformista. Agora vamos focar em levar a cabo as reformas de que a Argentina necessita”, completou.
