Portal Estado do Acre Notícias

Embraer vende 4 aeronaves para a Suécia e reforça defesa da Otan

embraer-vende-4-aeronaves-para-a-suecia-e-reforca-defesa-da-otan

Embraer vende 4 aeronaves para a Suécia e reforça defesa da Otan

A Suécia adquiriu, nesta segunda-feira (6/10), quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). A aquisição faz parte de uma parceria trilateral entre Áustria, Suécia e Holanda, países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que adquiriram o mesmo modelo de avião para padronizar a capacidade de transporte tático, além de facilitar a coordenação de missões.

“Esta aquisição representa um marco importante na modernização e no fortalecimento da Força Aérea Sueca. Com o C-390 Millennium, estou convencido de que aumentaremos nossa eficiência operacional e, ao mesmo tempo, aprimoraremos a interoperabilidade com nossos parceiros europeus”, afirmou, durante o evento, o ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson.

A cerimônia para assinar o contrato da venda dos aviões aconteceu na Base Aérea de Uppsala, na Suécia. Além das autoridades suecas, representantes de defesa da Holanda, Brasil, Áustria, Portugal, Hungria e República Tcheca participaram.

Com a compra, considerada um marco para a defesa da Europa, a Suécia se torna mais um membro da Otan a se juntar à parceria entre Holanda e Áustria na compra de C-390 em 2024. A aquisição revela um crescente interesse europeu nesta aeronave e um compromisso com a modernização do transporte aéreo tático.

A parceria trilateral para a aquisição do C-390 tem o objetivo de aumentar as capacidades operacionais e  interoperabilidade, ao trabalharem em conjunto de forma eficiente, utilizando os mesmos padrões de aeronave. Assim, possibilitando o suporte logístico caso as aeronaves façam operações nesses países, ao oferecer abastecimento e manter o avião em qualquer base aérea aliada.

Leia também

O C-390 pode transportar mais carga útil (cerca de 26 toneladas) em comparação a outras aeronaves de transporte militar de médio porte. Com a capacidade do voo, ela é capaz de executar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra compactada, solo e cascalho.

Desde que entrou em serviço na Força Aérea Brasileira em 2019, na Força Aérea Portuguesa em 2023 e na Força Aérea Húngara em 2024, o modelo de aeronave Millennium comprovou sua capacidade e confiabilidade, uma vez que, antes da Suécia, a aeronave havia sido escolhida por 11 Forças Aéreas em todo o mundo, incluindo oito países europeus e sete membros da Otan.

Sair da versão mobile