No início do mês, 628 famílias do Núcleo Associação de Moradores Cidade A.E. Carvalho/Jardim Cipoaba, na região de São Mateus, na Zona Leste, foram contempladas pelo Programa Escritura na Mão, que garante o documento de propriedade dos imóveis, de graça. Isso significa direito legal da área, mais segurança jurídica, valorização do imóvel e do bairro.
Com essas entregas, que aconteceram no CEU São Rafael, a Prefeitura de São Paulo atinge o número de de 58.862 moradias regularizadas desde 2021 — mais de 9 mil somente em 2025 e 1.800 na região de São Mateus. A atual gestão prevê a entrega de 100 mil títulos até 2028, reforçando o compromisso com a transformação social e urbana em todas as regiões da capital.
Leia também
-
Prefeitura de SP lança sistema que permite descarte de lixo a qualquer hora
-
SP ganha linhas de ônibus gratuitos com roteiros de lazer aos domingos
-
SP tem maior frota de ônibus elétricos do país com 120 novos veículos
-
Homeopatia: tem remédio disponível na rede municipal de São Paulo
Marilene Mendes da Silva, de 73 anos, que aguardava pelo título de sua propriedade há 35 anos, foi uma das beneficiadas pela ação. “Desde cedo estou nervosa, aquela ansiedade é igual à de quando a gente vai casar, mas é de felicidade”. Ao receber o documento, Marilene o beijou e disse onde ficará guardado. “Vai ficar na minha cabeceira”, afirmou, emocionada a aposentada.
Para a autônoma Edna Dias Matias, de 41 anos, o momento é indescritível. “Muitos prometeram nos ajudar, mas só agora conseguimos, com esta ação da Prefeitura, que está de parabéns. Agora sei que vou continuar morando aqui, com tranquilidade porque pagamos pelo terreno, construímos a casa e criamos raízes. Hoje mesmo, antes de vir para o evento, olhei para os meus dois filhos e disse: ‘Agora vocês realmente têm o cantinho de vocês. Estamos muito felizes, disse Edna, mãe de Giovanna, 15, e Caio, 18, que esperava pela documentação há 24 anos.
Outra história que muda a partir desta noite é a do casal Antônio Marcos Sureira e Ladiane José da Silva Sureira, que sonha há 25 anos com a posse de seu imóvel.
“Nossos pais não puderam nos deixar uma herança, mas, mesmo na simplicidade, estamos deixando algo para nossa filha de 22 anos, para não precisar pagar aluguel, como nós fizemos por tanto tempo”, disse o casal. Após receberem o tão esperado título, eles, que estão juntos há 40 anos, planejam celebrar com um jantar especial, marcando o fim de uma longa espera e o início de uma nova fase de estabilidade e alegria.
Entorno também é revitalizado
Além da regularização dos imóveis, a Prefeitura atua em diversas obras de infraestrutura urbana no Núcleo Associação de Moradores, incluindo instalação de redes de abastecimento de água, estruturas para coletar e conduzir o esgoto dos imóveis até a rede pública ou estação de tratamento, drenagem de águas pluviais, pavimentação, paisagismo e consolidação geotécnica, que é o reforço e estabilização do solo.
Durante a entrega, equipes da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) orientam famílias residentes na área que ainda não entregaram a documentação necessária para regularizar seus imóveis, além de esclarecer possíveis dúvidas sobre o processo e dar continuidade aos atendimentos de regularização fundiária.