MAIS

    “Esquerdogata” é filiada ao PT, mas nunca trabalhou para a Secom

    Por

    A influenciadora Aline Bardy Dutra, conhecida como “esquerdogata”, não trabalha na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) nem nunca prestou qualquer serviço à pasta, esclareceu o órgão em nota à coluna.

    Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidos pela coluna, ela é filiada ao PT desde maio de 2022 e integra o diretório do partido em Ribeirão Preto (SP).

    Aline Bardy Dutra, a EsquerdogataCertidão de filiação de Aline Bardy Dutra, a Esquerdogata

    Dona de perfis que somam mais de 900 mil seguidores nas redes sociais, Aline foi presa após desacatar policiais militares e resistir à prisão na madrugada de sábado (25), em Ribeirão Preto. Durante a abordagem, além de tentar humilhar os policiais, afirmou em determinado momento que trabalhava “pro governo federal”.

    “Sou comunicadora da Secretaria da Comunicação (sic) do governo federal”, disse ela. A Secom, porém, negou qualquer vínculo: “Aline Bardy Dutra não integra e nunca integrou o quadro de servidores da Secom, bem como não presta qualquer tipo de serviço à pasta”, informou o órgão.

    A coluna não conseguiu contato com Aline. O espaço segue aberto.

    “Não é sobre passar pano”

    Em suas redes, Aline costuma publicar mensagens em defesa do governo. No sábado (25), por exemplo, comentou a declaração de Lula de que os traficantes seriam “vítimas” dos usuários de drogas.

    “Não é sobre ‘passar pano’, é sobre entender. O tráfico se fortalece porque existe demanda — e essa demanda vem de pessoas doentes, que precisam de tratamento, não de cadeia. É uma questão de saúde pública antes de tudo”, escreveu.

     

    Ver essa foto no Instagram

     

    Uma publicação compartilhada por Aline Bardy Dutra (@esquerdogata_79)

    No dia 11 de outubro, a influenciadora recebeu o deputado Carlos Zarattini (PT) para uma live com o tema “Quem protege os bilionários?”. “A luta por justiça fiscal precisa de voz — e de vocês”, escreveu na legenda.

    Já em 9 de outubro, compartilhou o tuíte de uma página chamada @eutocomlula, no X (antigo Twitter): “GENTE! 2026 não será fácil. Precisamos fortalecer os influenciadores de esquerda imediatamente. E a minha indicação de hoje é pra vocês seguirem a Aline (esquerdogata)”.