O Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) deve promover mais dois cortes de juros em 2025. A projeção é da vice-presidente para supervisão da autoridade monetária, Michelle Bowman, que falou nesta terça-feira (14/10) sobre a trajetória dos juros da economia norte-americana e o ambiente econômico do país.
Segundo Bowman, o Fed deve cortar os juros em 0,25 ponto percentual em cada uma das duas reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do BC dos EUA previstas para este ano.
Atualmente, os juros da economia norte-americana estão situados no intervalo entre 4% e 4,25% ao ano – após um corte de 0,25 ponto percentual na última reunião do Fomc, em setembro.
A expectativa da maioria dos analistas do mercado é justamente a de que o BC dos EUA promova mais dois cortes de 25 pontos-base na taxa de juros até o fim deste ano. As próximas reuniões do Fomc acontecem nos dias 28 e 29 de outubro e 9 e 10 de dezembro.
“Continuo vendo mais dois cortes de juros até o fim deste ano, desde que vejamos os dados evoluindo da maneira que esperamos”, disse Bowman durante um evento em Washington.
Ainda de acordo com a dirigente do Fed, é “difícil dizer” para onde vai a economia dos EUA nos próximos meses, mas é possível afirmar que, “embora ainda haja crescimento, os gastos dos consumidores e o mercado de trabalho estão desacelerando”.
Powell também fala
Os investidores também estão atentos nesta terça-feira a declarações do presidente do Fed, Jerome Powell, que fará um pronunciamento sobre as perspectivas da economia norte-americana. O mercado espera que a fala do chefe da autoridade monetária dos EUA, assim como a de Bowman, dê alguma “pista” sobre a trajetória da taxa de juros no país.
Além de Powell e Bowman, devem falar nesta terça-feira outros integrantes do Fed, como Christopher Waller e Susan Collins.