O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se manifestou nesta terça-feira (7/10) em apoio a Israel. A declaração ocorre na data que marca os dois anos dos ataques do Hamas, em 7 de outubro de 2023.
“Neste segundo aniversário dos hediondos ataques do Hamas em 7 de outubro, os Estados Unidos permanecem firmes em nosso apoio a Israel, em nossa luta comum contra o terrorismo e em nosso compromisso compartilhado de pôr fim ao sofrimento de todos os reféns e suas famílias.”, publicou o aliado de Trump em sua conta no X.
Leia também
-
Netanyahu condiciona plano de paz em Gaza à libertação de reféns
-
Trump alerta Hamas sobre plano de paz: “Não vou tolerar atrasos”
-
Enviado de Trump vai ao Egito negociar “plano de paz” e reféns em Gaza
-
“Brasil aplaude a iniciativa”, diz Vieira sobre plano de paz em Gaza
Rubio também pediu que o Hamas aceite o plano de paz proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na última semana. “Uma oportunidade histórica para encerrar este capítulo sombrio e construir uma base para a paz e a segurança duradouras para todos”, acrescentou Rubio.
Há dois anos, um ataque do Hamas contra Israel deixou milhares de pessoas mortas e feridas, agravando o conflito na região.
Plano de paz
Na última semana, juntamente com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, Trump divulgou um plano de paz intitulado “Conselho de Paz”, proposto pelo governo norte-americano, que inclui 20 pontos para um cessar-fogo, entre eles a libertação de reféns.
Além disso, o plano sugere a desmilitarização do Hamas e de outras facções. Segundo a proposta elaborada pelos EUA, seria feito ainda o envio imediato de ajuda internacional, incluindo a reabilitação de sistemas de água, eletricidade, esgoto, hospitais, entre outros pontos.