MAIS

    Ex-prefeito acusado de corrupção ganha cargo em governo petista

    Por

    Réu em ação que investiga fraudes no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o ex-prefeito de Ruy Barbosa (BA) José Bonifácio Marques Dourado (MDB) ganhou um cargo no Governo da Bahia. Ele foi nomeado assessor técnico da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. A nomeação foi assinada pelo próprio governador, Jerônimo Rodrigues (PT).

    Comandada pela secretária Larissa Moraes (MDB), pré-candidata a deputada estadual, a pasta atua sob influência de Geddel Vieira Lima (MDB), ex-ministro de Lula e Temer condenado por lavagem de dinheiro e associação criminosa. Atualmente, cumpre pena em liberdade.

    4 imagensEx-ministro de Lula e Temer, Geddel Vieira Lima tem influência sobre a a pasta do governo que nomeou o ex-prefeito, José Bonifácio Marques Dourado Prefeita de Ruy Barbosa, Eridan de Bonifácio é esposa de José Bonifácio, réu por improbidade administrativaSecretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Larissa Moraes (MDB)Fechar modal.1 de 4

    Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues

    Reprodução2 de 4

    Ex-ministro de Lula e Temer, Geddel Vieira Lima tem influência sobre a a pasta do governo que nomeou o ex-prefeito, José Bonifácio Marques Dourado

    Valter Campanato/Agência Brasil3 de 4

    Prefeita de Ruy Barbosa, Eridan de Bonifácio é esposa de José Bonifácio, réu por improbidade administrativa

    4 de 4

    Secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Larissa Moraes (MDB)

    A ação contra Bonifácio foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) durante a Operação Águia de Haia, deflagrada em 2015, que investigou licitações fraudulentas em municípios baianos. No caso do ex-prefeito, o processo aponta suspeitas de contratos superfaturados, direcionamento de certames e desvios de verbas do Fundeb durante sua gestão entre 2013 e 2016.

    Segundo as alegações finais do MPF, o esquema tinha como núcleo empresarial as companhias de Kells Belarmino Mendes, que firmou acordo de delação premiada. As investigações reuniram laudos periciais, interceptações telefônicas e documentos bancários que indicam pagamento de propina a agentes públicos e sobrepreço nos contratos.

    Leia também

    “José Bonifácio Marques Dourado foi o principal responsável pelas contratações fraudulentas das empresas de Kells Belarmino Mendes pela Prefeitura de Ruy Barbosa, bem como foi o principal beneficiário destas contratações diante do recebimento de parte dos valores desviados dos contratos”, afirma o MPF.

    Para o órgão, “José Bonifácio Marques Dourado e Maria do Carmo Barberino Santana [ex-secretária de Educação do município de Ruy Barbosa] enriqueceram-se ilicitamente com recursos desviados do Fundeb”. Além de Bonifácio, outros sete réus respondem ao processo, entre eles ex-gestores e empresários ligados ao setor de tecnologia educacional. O MPF pede a condenação dos envolvidos por enriquecimento ilícito e prejuízo ao erário.

    Procurado pela coluna, o governo da Bahia não se manifestou até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

    Condenado por irregularidades em obra de esgoto

    Em abril de 2023, o ex-prefeito foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) a devolver R$ 509.618,88 aos cofres públicos, valor que será acrescido de juros e correção monetária desde outubro de 2014, além do pagamento de multa de R$ 5 mil.

    As irregularidades estavam relacionadas a um convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Prefeitura de Ruy Barbosa para a construção de rede de esgotamento sanitário no bairro Manoel Antônio. O TCE apontou que a obra foi executada apenas parcialmente, o que inviabilizou o seu aproveitamento pela comunidade.