Dan Buettner, pesquisador e especialista em longevidade, estuda há mais de 20 anos as Zonas Azuis, regiões do mundo onde as pessoas vivem mais e melhor. Segundo ele, o café da manhã mais saudável do mundo vem de Nicoya, na Costa Rica, e inclui tortilhas de nixtamal.
Leia também
-
Café da manhã do bem: o que comer para evitar infarto e AVC
-
Pão na chapa com achocolatado: como deixar o café da manhã saudável
-
Como preparar aveia no café da manhã para extrair o melhor do alimento
-
O que comer no café da manhã para queimar gordura, segundo nutri
As tortilhas de nixtamal consistem em uma massa de milho demolhada e cozida com cinzas de madeira ou cal, uma técnica ancestral que preserva os nutrientes do grão. Elas são servidas com uma mistura de feijão temperado, cebola, pimentão, arroz e ervas.

Segundo Dan Buettner, o sabor é “levemente parecido com o de nozes”. Além disso, o alimento oferece diversos benefícios por ser rico em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico e proteínas vegetais de alta qualidade, que incluem arroz e leguminosas.
Benefícios
Ao Metrópoles, a nutricionista Leticia Gasparetto explica que um café da manhã rico em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico e proteínas vegetais ajuda a manter a energia estável ao longo do dia. Como resultado, evita picos e quedas bruscas de glicose que causam fome, cansaço e irritação.
“Essa combinação também reduz a produção excessiva de insulina e, com isso, ajuda a controlar a inflamação”, elucida a profissional.
As proteínas vegetais, como as do grão-de-bico, tofu, chia ou pasta de amendoim, prolongam a saciedade sem pesar na digestão e ainda favorecem a microbiota intestinal.
Ou seja, esse tipo de café da manhã garante mais disposição, leveza e controle metabólico, o que ajuda o corpo a funcionar de forma mais estável durante o dia.



O café da manhã oferece benefícios para a saúde
JLco – Julia Amaral/Getty Images
Uma pesquisa verificou ser mais saudável tomar café da manhã logo após acordar
EMS-FORSTER-PRODUCTIONS/Getty Images
Fazer a refeição mais tarde tem relação com pior estado de saúde
Maskot/Getty Images
Embutidos e carnes processadas são carcinogênicas e devem ser evitados
Pexels



