Quatro adultos foram internados em estado grave nessa quarta-feira (8/10) após consumirem uma planta tóxica chamada Nicotiana glauca, espécie conhecida como “falsa couve” devido à aparência semelhante. O caso ocorreu em Alto Paranaíba, região rural de Patrocínio (MG).
Segundo o Corpo de Bombeiros, a família havia se mudado recentemente e achou que a planta era uma couve. Eles refogaram a “falsa couve” e comeram no almoço, passando mal logo depois. Os bombeiros relataram que as vítimas sentiram mal-estar, dormência na perna, fraqueza muscular e dificuldade de respirar.
Leia também
-
Cão fica temporariamente cego após contato com planta tóxica em SP
-
Saiba quais são as plantas tóxicas mais comuns em ruas e casas de SP
-
MG: 63 alunos passam mal após suspeita de intoxicação com merenda
-
Saiba os sinais que o corpo dá em casos de intoxicação alimentar
Uma das vítimas, mulher de 37 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória. Foram realizadas manobras de reanimação imediatamente e ela foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal. As demais vítimas foram conduzidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para unidades de saúde.
Os quatro pacientes permanecem internados em estado grave. Uma criança que estava com a família, mas não consumiu a planta, também foi levada ao hospital e segue em observação.
O Metrópoles tentou contato com a Prefeitura de Patrocínio para um posicionamento, mas não obteve resposta. O espaço segue em aberto.