O chef Henrique Fogaça lamentou profundamente o desabamento que ocorreu na manhã desta quarta-feira (8/10) no restaurante Jamile, onde comanda a cozinha, apesar de não ser sócio ou dono do estabelecimento. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro vítimas foram retiradas do local e duas ainda estavam sob escombros no início da tarde. Uma mulher morreu.
O restaurante fica localizado na Rua Treze de Maio, no Bixiga, na região central de São Paulo, uma das ruas mais conhecidas do tradicional bairro paulistano, famoso por concentrar cantinas italianas. O acidente ocorreu às 12h25, em pleno horário de almoço, mas estava fechado. Todas as pessoas que ficaram feridas eram funcionários.
O chef de cozinha manifestou sua solidariedade integral às vítimas e a seus familiares, reafirmando que sua principal preocupação neste momento é o bem-estar de todos os envolvidos.
Henrique Fogaça não estava no local no momento do acidente, mas está mantendo contato com os responsáveis pelo restaurante e acompanhando o desenrolar da situação, afirmou por meio de nota.
A assessoria do cozinheiro também fez questão de ressaltar que Fogaça não possui qualquer participação societária ou vínculo de propriedade com o restaurante. “Sua atuação se restringe à criação e assinatura do cardápio da casa, sem envolvimento na gestão administrativa ou operacional do estabelecimento”, disseram.
Leia também
-
Desabamento em restaurante: veja estado de saúde dos feridos
-
Vídeo mostra destruição de restaurante após desabamento no Bixiga
-
Teto de restaurante no Bixiga desaba. Vítimas estão sob escombros
-
Fogaça dá aula de gestão ao organizar crescimento de gastropub
O site do Jamile afirma que “a cozinha é comandada pelo Chef Henrique Fogaça e traz surpresas que fazem do lugar um dos hits da gastronomia paulistana.”
Desabamento
O teto do restaurante Jamile, que tem cardápio assinado pelo chef Henrique Fogaça, desabou no bairro Bixiga. Inicialmente, havia a informação de que o desabamento foi causado por uma explosão de gás. Os bombeiros, no entanto, informaram, depois, que não houve explosão antes da queda da estrutura.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Divulgação/ Corpo de Bombeiros2 de 3
Divulgação/ Corpo de Bombeiros3 de 3
Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Imagens divulgadas pelos bombeiros mostram profissionais atuando no resgate das vítimas. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro.
Veja vídeo
Das vítimas do desabamento, quatro foram socorridas e passam por avaliação de saúde. Segundo os bombeiros, elas relatam dores nas costas, escoriações, e uma tem dificuldade para respirar.
Saiba estado de saúde das vítimas socorridas
- Vítima 01 — Contusão em arcos costais, socorrida ao PS São Paulo.
- Vítima 02 — Dor em arcos costais e dificuldade respiratória, socorrida à UPA Vila Mariana.
- Vítima 03 — Escoriações, socorrida à UPA Vergueiro.
- Vítima 04 — Em atendimento pelo Samu.
Restaurante em bairro tradicional
O Jamile Restaurante foi inaugurado em 16 de setembro de 2015, no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo. Localizado em um antigo prédio de três andares, a arquitetura do local tem referências rústicas, com paredes de tijolos à vista.
No salão principal, as mesas dividem espaço com a cozinha de finalização, aberta e visível aos clientes. O segundo andar é dedicado à cozinha, depósito e área administrativa. Já o terceiro, de onde é possível ter uma visão ampla do Bixiga, é um rooftop dedicado a festas e eventos.
A cozinha é comandada pelo chef Henrique Fogaça, um dos jurados do reality show Master Chef.