Uma frente fria avança pelo país e deve marcar a terça-feira (14/10) com mudanças significativas nas condições do clima em grande parte do país. De acordo com a Climatempo, no Sudeste, a frente fria associada à chegada de uma nova massa de ar polar ao Sul deve provocar queda de temperatura, aumento de nuvens e pancadas de chuva em várias áreas do mapa.
Enquanto o Sul amanhece sob ar mais frio e seco, o Sudeste e parte do Centro-Oeste enfrentam instabilidades e risco de temporais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas fortes, na escala de “perigo potencial” e “perigo” para 15 estados. São eles: AC, AM, BA, DF, ES, GO, MT, MS, MG, PA, PR, RJ, RO, SP e TO.
Leia também
-
Frente fria deve baixar temperaturas em SP nos próximos dias. Veja
-
Frente fria mantém chuvas no Sudeste e Centro-Oeste; confira o clima
-
Perigo: SP entra em alerta para tempestade com chuva e ventos intensos
-
É primavera: frente fria, chuvas e ciclone marcam virada de estação
Conforme a previsão, o ar polar avança sobre o Sul do país e mantém o tempo estável e com predomínio de sol. No Rio Grande do Sul, o dia será de céu claro e com pouca variação de nuvens, com mínimas baixas e sensação de frio nas áreas serranas.
Em Santa Catarina e no Paraná, o amanhecer também será frio, mas o tempo deve ficar mais nublado no litoral, com possibilidade de chuva fraca e passageira. À tarde, o sol volta a aparecer e as temperaturas sobem de forma gradual, embora o frio ainda predomine no início e no fim do dia.
Já no Sudeste, a frente fria avança com instabilidade e pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Em São Paulo, há risco de temporais isolados, especialmente no Vale do Paraíba, litoral norte e interior do estado. O tempo também fica instável no centro-sul e oeste paulista.
No Rio de Janeiro e em Minas Gerais, as instabilidades ganham força no centro-sul e na Zona da Mata, com trovoadas e ventos moderados. No norte mineiro e no interior paulista, o sol ainda aparece entre nuvens.
No Espírito Santo, por sua vez, a chuva se concentra no litoral sul, podendo vir acompanhada de rajadas de vento e trovoadas localizadas.
No Centro-Oeste, o calor predomina, mas o tempo segue instável em algumas áreas. Em Mato Grosso, Goiás e no Distrito Federal, há possibilidade de pancadas de chuva à tarde, localmente fortes e acompanhadas de raios.
Já em Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais aberto, principalmente na metade sul, mas o norte e nordeste do estado ainda podem registrar chuvas rápidas e isoladas.
Frente fria
Segundo o Inmet, há uma tendência do retorno da chuva na área central do país por conta da incursão da frente fria, que está no oceano e aumenta a umidade em vários níveis. Apesar disso, as temperaturas ainda são elevadas, o que favorece as pancadas de chuva, especialmente durante a parte da tarde.
A faixa leste do Nordeste terá chuvas passageiras ao longo do litoral, especialmente entre Rio Grande do Norte e Bahia. No interior, o sol predomina e o ar seco chama atenção: índices de umidade podem cair abaixo dos 15% em áreas do Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia, deixando a região em alerta para o tempo seco. Há possibilidade de chuvas isoladas no oeste baiano e no sudoeste do Maranhão.
A Região Norte segue sob condições de instabilidade, com chuvas frequentes e possibilidade de temporais em Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins. O Amapá, por outro lado, deve ter tempo firme, com predomínio de sol e calor.