Depois de revelar que o damasco tem alto teor de potássio e, quando desidratado, soma alta quantidade de ferro, a coluna Claudia Meireles resolveu ir atrás da fruta que dispõe do maior índice de magnésio. Segundo a nutricionista Caroline Campos, o abacate ocupa o topo da lista quando se trata do nível do mineral.
Leia também
-
Fruta popular ajuda a proteger o fígado e atua na saúde do intestino
-
Fruta mais rica em ferro melhora a digestão e fortalece a imunidade
-
Cardiologista cita fruta barata que fortalece a saúde do coração
-
Nutri lista as 3 frutas mais indicadas para quem tem gordura no fígado
“A fruta com maior teor de magnésio é o abacate, que se destaca entre as outras opções por apresentar 43,6 miligramas do mineral em uma xícara de chá, ou seja, representa 10% da necessidade diária do que deve ser consumido do nutriente”, salienta a especialista em nutrição infantil.
O abacate é rico em gorduras boas
Getty Images
A fruta dispõe de compostos anti-inflamatórios
Lordn/Getty Images
O abacate ajuda a deixar os tecidos cutâneos fortes
Getty Images
A fruta oferece benefícios para a saúde
Getty Images
Segundo a expert, o magnésio é “essencial” para o funcionamento do organismo. “É um mineral que oferece energia, regula o humor, controla a pressão arterial e fortalece o sistema imunológico, além de auxiliar a saúde óssea e acelerar o metabolismo”, menciona Caroline.
De acordo com a nutricionista, como o abacate é uma fruta rica em fibras, tende a aumentar a sensação de saciedade. Ela comenta ainda que a fruta integra gorduras saudáveis — poli-insaturadas e monoinsaturadas — na composição. “Também dispõe de ação antioxidante”, garante.
Conforme a especialista, para os interessados em fortalecer o cabelo, o abacate é uma “ótima opção”. “A gordura natural presente fornece brilho e hidratação para os fios”, sustenta. Ela detalha que a fruta tem uma grande variedade de antioxidantes, compostos bioativos e vitaminas que dão disposição e bem-estar ao corpo.
Abaixo, Caroline Campos lista os ativos contidos no abacate, além do magnésio: ”
- Ômega 6 e 9: ácidos graxos com ação anti-inflamatória.
- Vitamina E: pelo efeito antioxidante, ajuda a saúde da pele e do cabelo.
- Vitaminas do complexo B: melhoram a energia e o equilíbrio hormonal.
- Vitamina C: contribui para o estímulo de colágeno e fortalecimento do sistema imunológico.
- Minerais, como o cálcio: atua na contração muscular.
Para potencializar o magnésio da fruta, a expert em nutrição infantil aconselha fazer a receita que mistura banana, leite desnatado e abacate. “É uma opção bem acessível. Bata tudo no liquidificador”, frisa. Outra sugestão envolve usar frutas vermelhas. “Fica delicioso”, enfatiza.
A especialista recomenda reduzir o consumo excessivo de café por aumentar a excreção de magnésio pelos rins. Quem não gosta de abacate pode consumir damasco seco, uva passa e banana, fontes do mineral.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
