O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou, nesta quinta-feira (9/10), nas redes sociais, uma imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebendo o Prêmio Nobel da Paz. A publicação foi feita após anúncio, nessa quarta-feira (8/10), de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas.
Na rede social X, o gabinete mencionou Trump com a seguinte legenda: “Dar ao @realDonaldTrump o Prêmio Nobel da Paz- ele merece”.
O presidente norte-americano anunciou que Israel e o grupo palestino Hamas concordaram com um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Os Estados Unidos são um dos principais mediadores das negociações entre Israel e o Hamas, junto ao Egito, à Turquia e ao Catar.
A publicação do gabinete foi feita horas após o acordo. Veja a imagem:
Give @realDonaldTrump the Nobel Peace Prize – he deserves it!
pic.twitter.com/Hbuc7kmPt1
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) October 9, 2025
Na imagem, Trump aparece ao lado de Netanyahu, que segura o cordão do Prêmio Nobel da Paz. Aparenta ter sido gerada por Inteligência Artificial.
Leia também
-
Israel assina rascunho final de cessar-fogo; início será em 24h
-
Israel prepara retirada das tropas de Gaza após anúncio de cessar-fogo
-
Após anúncio do cessar-fogo com Israel, Gaza relata bombardeios
-
Gaza: Egito convida Trump para a cerimônia de um possível cessar-fogo
O acordo de cessar-fogo prevê ainda a troca de reféns israelenses e prisioneiros com o Hamas, que será discutida em uma reunião nesta quinta, seguida de uma votação para decidir sobre a aprovação do cessar-fogo.
Apesar da votação, Israel já assinou nesta manhã o rascunho final do cessar-fogo, que entrará em vigor dentro de 24 horas, após a reunião marcada para as 15h (12h, no horário de Brasília).
Após o período de 24 horas, terá início um prazo de 72 horas para a libertação dos reféns israelenses e dos prisioneiros palestinos, conforme informou a porta-voz do governo israelense, Shosh Bedrosian.