Devin McGovern,46 anos, e Marlene Martinez estavam, há meses, enfrentando um problema diário. As manhãs — todas elas — eram o momento mais difícil do dia da família. A filha do casal, Veronica, 6 anos, não conseguia parar de chorar e de tentar se agarrar ao pai na hora de entrar na escola.
Leia também
-
Filha grava música que pai compôs para ela ao nascer, 15 anos depois
-
Filha tem reação inesperada ao ver o pai sem barba pela primeira vez
-
Pai se frustra com nome eleito para a filha pela esposa: “De cachorro”
-
Filha não é reconhecida pelo pai após voltar de viagem e viraliza
Nascida durante a pandemia, Veronica nunca chegou a frequentar uma creche e sua primeira experiência longe dos pais foi a pré-escola. A primeira semana foi a pior.
“Grandes lágrimas, querendo o papai e a mamãe. Outros pais e professores nos disseram que iria melhorar e que é normal. Depois da pré-escola veio a transição e por fim o jardim de infância — e ainda assim, continuávamos com dificuldades”, disse MCGoven a Newsweek, revista norte-americana.

Ele revela que, sim, algumas manhã eram mais fáceis que outras, mas em muitos dias o processo era de partir o coração. Não só de Verônica, mas também dos pais. Em alguns vídeos, é possível ver Devin chorando também.
“Não eram lágrimas do tipo ‘minha barriga dói’ ou ‘não quero ir para a aula’. Eram grandes emoções, muito choro e gritos. Ela se recusava a soltar o meu pescoço enquanto eu a segurava”, comenta.
Muitas conversas, livros sobre o assunto e garantias de que ela ficaria bem e que o pai logo voltaria para buscá-la não eram o bastante. A luta diária começou a ficar insustentável e os pais e a filha estavam exaustos da rotina sofrida, até que um dia, de forma inesperada, Devin teve uma ideia. Veja o vídeo aqui.
Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp
Ele estava assistindo um jogo de basquete da NBA quando se deparou com os apertos de mão dos jogadores. “Eu vi LeBron (James) fazendo um aperto de mão especial com cada um dos jogadores do time antes de um grande jogo, então vi Steph Curry fazer a mesma coisa”, lembra.
“Em seguida, Curry também deu um aperto de mão especial e divertido em sua esposa e seus filhos e foi aí que me toquei. Nós deveríamos fazer isso e ter nosso próprio aperto de mão secreto, único e só para nós dois”.
Na manhã seguinte, pai e filha estrearam seu novo ritual: um aperto de mão cheio de brincadeiras que acaba com um beijo no punho que em seguida é “guardado no bolso” para que eles tenham o beijo um do outro durante todo o dia.
A estratégia mudou tudo para a família de Orange Country, California, EUA. “Fomos de gritos, choros e crises emocionais para algumas lágrimas, mas agora seguidas da minha filha entrando na escola. Eu fiquei chocado”, conta Devin.
Pensando em tudo que sofreram, ele resolveu compartilhar o truque no Instagram, para ajudar outras famílias. A história viralizou e o vídeo tem mais de 120 mil visualizações. O ritual virou parte da rotina familiar, uma tradição.
Outros pais comentaram sobre suas próprias experiências e alguns admitiram que vão tentar o aperto de mão.
“Essa é uma ideia maravilhosa e muito fofa. Vou manter isso em mente caso alguém precise de uma dica”, disse uma pessoa.
Outra comentou: “Talvez você tenha acabado de mudar a minha vida e da minha filha”.