Pesquisa Genial/Quaest Nacional divulgada nesta quarta-feira (8/10) mostra que os entrevistados se posicionaram contra a possibilidade de anistia aos envolvidos nos atos do 8 de Janeiro, o PL da Dosimetria e a PEC da Blindagem.
A pesquisa foi realizada do dia 2 ao dia 5 de outubro. Ao todo, houve a aplicação de 2.004 entrevistas por questionário “face a face” em coleta domiciliar. O nível de confiança divulgado é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
Leia também
-
Michelle cobra anistia e chama prisão de Bolsonaro de “humilhação”
-
Direita faz ato em Brasília por anistia a envolvidos no 8/1. Vídeo
-
Centrão não quer Bolsonaro disputando 2026, diz autor do PL da Anistia
-
Flávio: Bolsonaro “apadrinha” Tarcísio, mas condiciona apoio à anistia
Em relação a anistia, 47% disseram ser “contra”, 35% “a favor para todos, incluindo Bolsonaro” e 8% “a favor apenas para os manifestantes do 8 de Janeiro”.
Sobre o PL da Dosimetria, projeto alternativo que visa diminuir as penas dos condenados, 52% se posicionaram contra, 37% a favor e 11% não souberam responder.



Genial/Quaest 
Genial/Quaest 
Genial/Quaest
Outra proposta votada recentemente pela Câmara dos Deputados, a PEC da Blindagem, também foi avaliada pela pesquisa. Entre os que tinham conhecimento da votação (46%), 63% disseram ser contra.
Embora tenha gerado ampla reação política e protestos nas ruas, a PEC passou despercebida pela maioria:
- 54% não souberam da votação
- 63% desconheciam a aprovação na Câmara
- e 64% não sabiam sobre a rejeição da PEC no Senado.



Genial/Quaest 
Genial/Quaest
Leia também
Manifestações
O levantamento ainda indica que as manifestações contra a PEC da Blindagem e anistia tiveram peso simbólico no cenário político recente.
Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados acreditam que o governo Lula saiu politicamente mais forte após as manifestações, enquanto 30% consideram que ficou mais fraco e 22% não souberam responder.



