Portal Estado do Acre Notícias

Gordura no fígado: saiba o que pode desencadear a esteatose hepática

gordura-no-figado:-saiba-o-que-pode-desencadear-a-esteatose-hepatica

Gordura no fígado: saiba o que pode desencadear a esteatose hepática

A esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, atinge cerca de 30% da população e requer atenção e cuidados especiais. Apesar de não ser causada por apenas um motivo, como um alimento ou uma bebida, alguns fatores podem colaborar com o quadro de saúde.

A esteatose hepática ocorre quando há um acúmulo excessivo de gordura (triglicerídeos) nas células do fígado, ultrapassando cerca de 5% do peso total do órgão. Esse acúmulo pode ser resultado de vários fatores, e o mais comum é o desequilíbrio metabólico do organismo.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Magicmine/Getty Images2 de 4

A esteatose hepática é popularmente conhecida como gordura no fígado

Mohammed Haneefa Nizamudeen/Getty Images3 de 4

A condição de gordura no fígado acomete 30% da população mundial, segundo o artigo

Magicmine/Getty Images4 de 4

Alterações na função hepática podem provocar distúrbios do sono, como insônia, sonolência diurna e ciclos de descanso irregulares

Science Photo Library – SCIEPRO/Getty Images

Leia também

O que é gordura no fígado?

O médico Lucas Albanaz, professor do curso de medicina do Centro Universitário Uniceplac, aponta as principais causas da doença:

“Não existe um único alimento ‘decisivo’, mas sim um padrão alimentar inadequado (excesso de calorias, açúcar, gordura e álcool) que cria um ambiente metabólico propício ao acúmulo de gordura no fígado”, afirma o médico.

O especialista ainda diz que, embora a alimentação e o estilo de vida tenham um papel central, a esteatose hepática pode surgir em pessoas magras ou que se alimentam relativamente bem devido a outros fatores, como “doenças metabólicas ou endócrinas, uso de certos medicamentos, rápida perda de peso ou desnutrição severa e fatores genéticos”.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile