Sexo bom não necessariamente precisa ter penetração ou ser acompanhado de uma parceria. Brincar com os próprios dedos pode ser prazeroso tanto para homens quanto mulheres, a sós ou acompanhado.
Leia também
-
Movimento incentiva abstinência de masturbação e pornografia este mês
-
Syntribation: conheça técnica de masturbação que não usa as mãos
-
Masturbação anal: como explorar o “território” e se jogar no prazer
Quando se trata de masturbação, não existe certo ou errado. Você pode preferir algo simples ou ousar com acessórios, brinquedos sexuais, áudio erótico ou jogos de interpretação. A masturbação nem sempre leva ao orgasmo, mas ainda é uma ótima maneira de aliviar a tensão sexual acumulada. E você pode até envolver outras pessoas, afinal, a masturbação mútua é sempre prazerosa.



O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS
Getty Images
O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida
Reprodução
Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional
Getty Images
Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual
Getty Images
Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde
Getty Images
Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
Getty Images
O sexo é considerado uma atividade física
Getty Images
Então, se você é iniciante na masturbação e não tem muita certeza de como começar, saiba que isso é completamente normal — e que você veio ao lugar certo. Seja você iniciante no sexo solo, seja você aquela pessoa que apenas busca aprimorar sua experiência de autoprazer.
A sexóloga Alessandra Araújo destaca que a masturbação é uma forma saudável e natural de autoconhecimento e prazer. Para a primeira vez, a palavra-chave é gentileza e exploração.

“Escolha um momento e um lugar onde você se sinta relaxada, com privacidade e sem pressa. A ansiedade pode atrapalhar o foco no prazer”, comenta. “E use lubrificantes, o atrito pode ser desconfortável e até causar microlesões.”
Alessandra ainda aponta que o prazer feminino é diverso: “Não vá direto para o clitóris se não sentir vontade. Comece tocando e acariciando seu corpo inteiro (seios, coxas, barriga, boca…) e vá se aproximando da área genital. Perceba o que te dá prazer.”
O clitóris, salienta a expert, é a principal fonte de prazer para muitas mulheres, mas nem sempre o toque direto é o ideal; muitas vezes, o toque indireto (ao redor) ou através da roupa/calcinha é mais sensível.



A masturbação é uma das maiores ferramentas de autoconhecimento
Foto: Deon Black/Pexels
Ter orgasmos interfere positivamente no bem-estar
Getty Images
Os sex toys são ótimos aliados para quem quer experimentar algo novo na masturbação

Quanto mais a pessoa conhece o próprio prazer com a masturbação, mais fácil fica ter prazer com a parceria
Getty Images
Além disso, para quem está começando na masturbação solo, a dica principal é deixar a mente livre e focar na respiração. “Pense em algo que te excite. A mente é o maior órgão sexual. E respire fundo. A respiração ajuda a relaxar o corpo e a aumentar a sensação de prazer.”
Outro ponto destacado pela expert é não criar expectativas rígidas sobre o prazer. “Não precisa ter um orgasmo na primeira vez, nem precisa ser como nos filmes. O objetivo é sentir prazer, relaxar e se conhecer. É um aprendizado. Cada corpo é único.”






