Portal Estado do Acre Notícias

Guia da “dedada”: sexóloga dá dicas para a primeira masturbação

guia-da-“dedada”:-sexologa-da-dicas-para-a-primeira-masturbacao

Guia da “dedada”: sexóloga dá dicas para a primeira masturbação

Sexo bom não necessariamente precisa ter penetração ou ser acompanhado de uma parceria. Brincar com os próprios dedos pode ser prazeroso tanto para homens quanto mulheres, a sós ou acompanhado.

Leia também

Quando se trata de masturbação, não existe certo ou errado. Você pode preferir algo simples ou ousar com acessórios, brinquedos sexuais, áudio erótico ou jogos de interpretação. A masturbação nem sempre leva ao orgasmo, mas ainda é uma ótima maneira de aliviar a tensão sexual acumulada. E você pode até envolver outras pessoas, afinal, a masturbação mútua é sempre prazerosa.

8 imagensFechar modal.1 de 8

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS

Getty Images2 de 8

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

3 de 8

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida

Reprodução4 de 8

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional

Getty Images5 de 8

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual

Getty Images6 de 8

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde

Getty Images7 de 8

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Getty Images8 de 8

O sexo é considerado uma atividade física

Getty Images

Então, se você é iniciante na masturbação e não tem muita certeza de como começar, saiba que isso é completamente normal — e que você veio ao lugar certo. Seja você iniciante no sexo solo, seja você aquela pessoa que apenas busca aprimorar sua experiência de autoprazer.

A sexóloga Alessandra Araújo destaca que a masturbação é uma forma saudável e natural de autoconhecimento e prazer. Para a primeira vez, a palavra-chave é gentileza e exploração.

Escolha um momento e um lugar onde você se sinta relaxada

“Escolha um momento e um lugar onde você se sinta relaxada, com privacidade e sem pressa. A ansiedade pode atrapalhar o foco no prazer”, comenta. “E use lubrificantes, o atrito pode ser desconfortável e até causar microlesões.”

Alessandra ainda aponta que o prazer feminino é diverso: “Não vá direto para o clitóris se não sentir vontade. Comece tocando e acariciando seu corpo inteiro (seios, coxas, barriga, boca…) e vá se aproximando da área genital. Perceba o que te dá prazer.”

O clitóris, salienta a expert, é a principal fonte de prazer para muitas mulheres, mas nem sempre o toque direto é o ideal; muitas vezes, o toque indireto (ao redor) ou através da roupa/calcinha é mais sensível.

4 imagensFechar modal.1 de 4

A masturbação é uma das maiores ferramentas de autoconhecimento

Foto: Deon Black/Pexels2 de 4

Ter orgasmos interfere positivamente no bem-estar

Getty Images3 de 4

Os sex toys são ótimos aliados para quem quer experimentar algo novo na masturbação

4 de 4

Quanto mais a pessoa conhece o próprio prazer com a masturbação, mais fácil fica ter prazer com a parceria

Getty Images

Além disso, para quem está começando na masturbação solo, a dica principal é deixar a mente livre e focar na respiração. “Pense em algo que te excite. A mente é o maior órgão sexual. E respire fundo. A respiração ajuda a relaxar o corpo e a aumentar a sensação de prazer.”

Outro ponto destacado pela expert é não criar expectativas rígidas sobre o prazer. “Não precisa ter um orgasmo na primeira vez, nem precisa ser como nos filmes. O objetivo é sentir prazer, relaxar e se conhecer. É um aprendizado. Cada corpo é único.”

Sair da versão mobile