Um incêndio florestal chegou ao 3º dia nesta quarta-feira (1º/10) na zona rural de Cavalcante (GO), perto da estrada para Colinas do Sul. O foco das chamas está localizado fora dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
O fogo teve início no último domingo (28/9) e já consumiu uma área de 1.886 hectares – o equivalente a cerca de 2,6 mil campos de futebol.
As chamas apresentam três linhas de fogo, o que desafia o trabalho das equipes de combate. O terreno montanhoso e de difícil acesso tem sido um dos principais obstáculos para a atuação das equipes.
Veja:
Leia também
-
Incêndio na Chapada dos Veadeiros atinge mais de 2 mil hectares
-
ICMBio mobiliza 30 brigadistas para combater incêndio na Chapada
-
Turista morre ao cair de 50 metros de altura na Chapada dos Veadeiros
-
“Morreu fazendo o que ama”, diz irmã de turista que caiu na Chapada
As condições climáticas adversas, com clima seco, altas temperaturas e ventos fortes, ainda têm dificultado o trabalho e contribuído para a propagação do fogo.
O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás atua em conjunto a brigada do ICMBio/Prevfogo. Nesta quarta-feira (1º/10), uma equipe de especialistas do CBMGO foi enviada para reforçar a contenção das chamas.
Segundo o major Weslei Ferreira Teixeira, os focos de fogo que têm potencial em atingir a comunidade local, queimando casas e vitimando animais, estão sendo priorizados.
Nas redes sociais, a Prefeitura de Cavalcante emitiu um alerta sobre os incêndios, detalhando os riscos para a natureza e para a comunidade local. Até o momento, não há informações se o incêndio começou de forma criminosa.