Portal Estado do Acre Notícias

INSS paralisa programa que reduzia fila de espera por falta de verba

inss-paralisa-programa-que-reduzia-fila-de-espera-por-falta-de-verba

INSS paralisa programa que reduzia fila de espera por falta de verba

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu temporariamente o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB), criado para acelerar a análise de pedidos e reduzir a fila de espera por aposentadorias e auxílios.

A decisão foi determinada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller Jr., por falta de recursos. Em ofício enviado ao Ministério da Previdência, ele solicitou uma suplementação orçamentária de R$ 89,1 milhões para garantir a continuidade do programa.

Leia também

O PGB paga um bônus a servidores que analisam mais requerimentos do que a meta diária. O modelo tem ajudado a diminuir o tempo de concessão dos benefícios. A versão atual do programa estava em vigor desde 15 de abril de 2025.

Com a suspensão, o INSS determinou que nenhuma nova tarefa seja concluída por meio da chamada “análise extraordinária”. Demandas pendentes ou em exigência devem voltar à fila comum de processamento.

Fila segue alta

A paralisação ocorre em meio a um cenário de aumento expressivo da fila do INSS, que chegou a 2,6 milhões de pedidos em agosto, segundo dados do Portal da Transparência.

Em dezembro de 2024, o volume estava em torno de 2 milhões; em março deste ano, atingiu o pico de 2,7 milhões de segurados aguardando resposta.

No documento enviado à Previdência, Waller destacou a importância do programa e o empenho dos servidores envolvidos. O INSS informou que trabalha para conseguir os recursos necessários e retomar o PGB o mais rápido possível.

Em nota, o INSS afirmou que a suspensão tem caráter preventivo e visa preservar a integridade da execução do PGB, evitando impactos administrativos que decorreriam da continuidade de suas atividades sem a prévia recomposição e o devido empenho orçamentário.

Os agendamentos do Serviço Social que estavam marcados fora da jornada de trabalho dos servidores serão remanejados para os horários ordinários, com ajustes ou suspensão dessas agendas, conforme orientação do Serviço Social, explica o órgão.

“O INSS reforça o reconhecimento da relevância do PGB e do empenho de todos os servidores participantes, cujo trabalho tem sido fundamental para o fortalecimento da capacidade operacional do INSS e para a melhoria dos tempos médios de análise de benefícios. O Instituto está atuando de forma diligente junto aos órgãos responsáveis para garantir a suplementação dos recursos necessários à retomada regular do PGB o mais breve possível”, afirmou.

 

Sair da versão mobile