O governo de Israel divulgou, nesta terça-feira (28/10), imagens de membros do Hamas enterrando o corpo de um refém israelense. Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, o grupo sabe onde estão os reféns restantes, mas estaria reenterrando os corpos para encenar uma suposta descoberta.
Nas imagens divulgadas pelo governo e pelo Exército israelense, os membros aparecem jogando uma espécie de pano branco sobre o corpo de um refém israelense e, em seguida, enterrando-o novamente, para que uma escavadeira possa vir e recuperar o corpo.
Hamas lies. They know where the remaining hostages are. Staged excavations are not only abusive – these violations endanger the ceasefire.
Drone footage shows Hamas moving & reburying body remains – then staging a false discovery for the Red Cross to witness. pic.twitter.com/PBtA7xSOo4
— Israel Foreign Ministry (@IsraelMFA) October 28, 2025
“O Hamas mente. Eles sabem onde estão os reféns restantes. Escavações encenadas não são apenas abusivas – essas violações colocam em risco o cessar-fogo”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores de Israel na rede social X.
O Exército alegou que os membros do grupo “foram documentados removendo restos mortais de uma estrutura previamente preparada e enterrando-os nas proximidades”.
“Pouco depois, a organização terrorista Hamas convocou representantes da Cruz Vermelha e encenou uma falsa exibição da descoberta do corpo de um refém falecido”, afirmou o Exército, ao descrever as imagens.
Leia também
-
Netanyahu rompe cessar-fogo e ordena ataques na Faixa de Gaza
-
Hamas anuncia que devolverá mais um corpo de refém israelense
-
Hamas devolve restos mortais de refém já entregue; Israel reage
-
Hamas diz que entregará mais dois corpos de reféns israelenses
Segundo eles, “as imagens mostram claramente que a organização terrorista Hamas está tentando criar uma impressão falsa de esforços para localizar os corpos, enquanto, na realidade, mantém reféns falecidos cujos restos se recusa a entregar, conforme exigido pelo acordo”.
Refém israelense
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, na noite dessa segunda-feira (27/10), que os restos mortais entregues pelo Hamas pertenciam a um refém que já havia sido recuperado por Israel.
Em resposta, Netanyahu convocou uma reunião com o gabinete e ordenou a retomada dos ataques contra Gaza, rompendo o cessar-fogo com o Hamas.
Israel já vinha acusando o Hamas de violar o acordo por não entregar todos os corpos dos reféns israelenses, conforme previsto na primeira fase do cessar-fogo.
Porém, o grupo afirmou ter dificuldade em localizar os corpos devido aos destroços em Gaza. Agora, eles utilizam escavadeiras e equipamentos para tentar recuperar os corpos.
