O brasileiro João Fonseca alcançou um grande feito neste domingo (26/10). Ele superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina para ficar com o título do ATP 500 da Basileia. O carioca venceu por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 6/4).
Este foi o primeiro título de ATP 500 de um brasileiro, desde que a nomenclatura foi instituída em 2009. Na atual temporada, João Fonseca conquistou os títulos do Challenger 125 de Camberra, do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger 175 de Phoenix.



O brasileiro disputa o ATP da Basileia
Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images
João Fonseca
Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images
Brasileiro foi campeão da competição
Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images
O jogo
A partida não teve grandes complicações para Fonseca. O jovem de 19 anos abriu o primeiro set com vantagem sobre Fokina, abrindo 3 games a 0. O espanhol chegou a encostar no placar, mas viu o brasileiro recuperar o ritmo e vencer a etapa por 6 x 3.
Leia também
-
João Fonseca pode superar grandes nomes do tênis brasileiro. Entenda
-
João Fonseca supera marca de Federer com classificação à final do ATP
-
Tênis: João Fonseca vence Munar e vai à final do ATP da Basileia
O segundo set seguiu um ritmo parecido com o primeiro, com João Fonseca liderando as ações. Contudo, Fokina demonstrou estar mais atento e equilibrou o confronto. No entanto, o brasileiro levou a melhor, vencendo por 6 x 4 e fechando o confronto em 2 sets a 0.
João Fonseca no top-30 mundial
Com a vitória na Basileia, João Fonseca dará um salto de cerca de 20 posições no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Atualmente 46º do mundo, o brasileiro deve alcançar, no mínimo, a 28ª colocação na próxima atualização.
Se o ranqueamento for consolidado, João Fonseca estará acima de grandes nomes no top-10 histórico do Brasil no quesito como Luiz Mattar, Carlos Kirmayr, Jaime Oncins e Flávio Saretta.
Confira o top-10 histórico do Brasil no ranking da ATP:
- Gustavo Kuerten (1º)
- Thomaz Bellucci (21º)
- Thomaz Koch (24º)
- Fernando Meligeni (25º)
- Luiz Mattar (29º)
- Marcos Hocevar (30º)
- Jaime Oncins (34º)
- Carlos Kirmayr (36º)
- Flávio Saretta (44º)
- João Fonseca (46º)


