Portal Estado do Acre Notícias

João Fonseca derrota Fokina e conquista o título do ATP da Basileia

joao-fonseca-derrota-fokina-e-conquista-o-titulo-do-atp-da-basileia

João Fonseca derrota Fokina e conquista o título do ATP da Basileia

O brasileiro João Fonseca alcançou um grande feito neste domingo (26/10). Ele superou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina para ficar com o título do ATP 500 da Basileia. O carioca venceu por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 e 6/4).

Este foi o primeiro título de ATP 500 de um brasileiro, desde que a nomenclatura foi instituída em 2009. Na atual temporada, João Fonseca conquistou os títulos do Challenger 125 de Camberra, do ATP 250 de Buenos Aires e do Challenger 175 de Phoenix.

3 imagensFechar modal.1 de 3

O brasileiro disputa o ATP da Basileia

Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images2 de 3

João Fonseca

Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images3 de 3

Brasileiro foi campeão da competição

Joris Verwijst/BSR Agency/Getty Images

 

O jogo

A partida não teve grandes complicações para Fonseca. O jovem de 19 anos abriu o primeiro set com vantagem sobre Fokina, abrindo 3 games a 0. O espanhol chegou a encostar no placar, mas viu o brasileiro recuperar o ritmo e vencer a etapa por 6 x 3.

Leia também

O segundo set seguiu um ritmo parecido com o primeiro, com João Fonseca liderando as ações. Contudo, Fokina demonstrou estar mais atento e equilibrou o confronto. No entanto, o brasileiro levou a melhor, vencendo por 6 x 4 e fechando o confronto em 2 sets a 0.

João Fonseca no top-30 mundial

Com a vitória na Basileia, João Fonseca dará um salto de cerca de 20 posições no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Atualmente 46º do mundo, o brasileiro deve alcançar, no mínimo, a 28ª colocação na próxima atualização.

Se o ranqueamento for consolidado, João Fonseca estará acima de grandes nomes no top-10 histórico do Brasil no quesito como Luiz Mattar, Carlos Kirmayr, Jaime Oncins e Flávio Saretta.

Confira o top-10 histórico do Brasil no ranking da ATP:

  1. Gustavo Kuerten (1º)
  2. Thomaz Bellucci (21º)
  3. Thomaz Koch (24º)
  4. Fernando Meligeni (25º)
  5. Luiz Mattar (29º)
  6. Marcos Hocevar (30º)
  7. Jaime Oncins (34º)
  8. Carlos Kirmayr (36º)
  9. Flávio Saretta (44º)
  10. João Fonseca (46º)
Sair da versão mobile