O deputado Evair Vieira de Melo (PL) afirmou à coluna que a presidente da Crefisa, Leila Pereira, “precisa explicar qual é a relação contratual” entre a empresa e o Conafer, uma das entidades com maior volume de descontos nas mensalidades de aposentados, segundo investigação da Polícia Federal.
“Ela [Leila Pereira] precisa explicar qual é essa relação contratual. Além disso, a Crefisa já foi denunciada pela OAB-SP e está sob investigação por ter sido vencedora de 5 dos 26 lotes de pagamentos do INSS. Milhares de reclamações estão sendo feitas, inclusive de vendas casadas e, principalmente, por dar crédito não autorizado aos associados em consignados”, declarou o parlamentar.
O deputado apresentou requerimento à CPMI do INSS para convocar Leila Pereira. No documento, ele afirma que a Crefisa “figura entre os principais alvos das denúncias que ensejaram a instalação desta CPMI”, citando relatos de empréstimos consignados feitos sem autorização dos beneficiários, cobranças abusivas, taxas de juros elevadas, imposição de serviços adicionais e dificuldades na renegociação de dívidas.
O texto também menciona um caso em que um aposentado teria recebido um empréstimo de R$ 4,3 mil sem solicitação e foi compelido ao pagamento de 12 parcelas de R$ 914, além de registrar que as reclamações contra a empresa praticamente dobraram entre 2024 e 2025, segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor.
Leia também
-
Eduardo Bolsonaro reage à ordem de Moraes para PGR analisar prisão
-
Estatal brasileira banca camarão e viagens para filhos de presidente
-
Flávio Bolsonaro se manifesta sobre telefonema entre Lula e Trump
-
Por que Bolsonaro rejeita nome indicado pelo Centrão para vice em 2026
Outros requerimentos com teor semelhante foram protocolados pelos parlamentares Marcos Rogério (PL-RO), Delegado Fábio Costa (PL-AL) e Sidney Leite (PSD-AM). Além de comandar a Crefisa, Leila Pereira também é presidente do Palmeiras.