MAIS

    Libertadores: final entre Flamengo e Palmeiras abre G-7 no Brasileirão

    Por

    Com três brasileiros nas finais da Libertadores e Sul-Americana, as vagas de classificação para os próximos continentias podem ter um aumento de até três vagas.

    Líder e vice do Brasileirão, Palmeiras e Flamengo disputam a decisão da principal competição do continente. Por este motivo, caso os times permaneçam nas atuais posições do Brasileiro, mais uma equipe terá chance de disputar a Liberta em 2026.

    4 imagensCruzeiro avançou após clássico nas quartas de finalHulk comemorando gol pelo Atlético-MG diante do Independiente Del ValleFluminense vai encarar o Vasco na semifinal da Copa do BrasilFechar modal.1 de 4

    Jogadores do Flamengo comemorando classificação à final da Libertadores

    Marcos Brindicci/Getty Images)2 de 4

    Cruzeiro avançou após clássico nas quartas de final

    Gustavo Aleixo/Cruzeiro EC3 de 4

    Hulk comemorando gol pelo Atlético-MG diante do Independiente Del Valle

    Pedro Souza/Atlético-MG4 de 4

    Fluminense vai encarar o Vasco na semifinal da Copa do Brasil

    Marcelo Gonçalves/Fluminense

    Tradicionalmente, seis vagas são abertas para classficiação por meio do Campeonato Brasileiro e uma para o campeão da Copa do Brasil. No entanto, caso o vencedor desta segunda competição esteja entre os seis primeiros do torneio de pontos corridos, sete se qualificam. A mesma coisa ocorre o ganhador da Libertadores.

    Este ano, além de Palmeiras e Flamengo, Cruzeiro e Fluminense podem ser responsáveis por “abrir o G-8”. O clube mineiro está em 3º lugar do Brasileirão, o carioca em 6º, e ambos na semifinal da Copa do Brasil. Caso um dos dois se sagre campeão da competição de mata-mata, uma vaga é concedida a um time abaixo.

    Leia também

    A possibilidade de um G-9 é baixa, mas não nula. O Atlético-MG está na final da Copa Sul-Americana, torneio que também gratifica o campeão com uma vaga direta para a Libertadores. Se, ao fim do Brasileirão, o Galo estiver entre os primeiros, o 9º colocado também irá à principal competição da América do Sul.

    No entanto, o alvinegro mineiro teria que deslanchar no campeonato a oito rodadas do fim, pois está em 13º lugar.