O Governo de São Paulo determinou a desapropriação da área da antiga fábrica da Ford, na Grande São Paulo, para implantação de um pátio da Linha 20-Rosa do metrô. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (31/11), no Diário Oficial.
A resolução, assinada pelo Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, permite que o metrô realize desapropriações, por via amigável ou judicial, de imóveis localizados no bairro Paulicéia, em São Bernardo do Campo.
Em março deste ano, uma área de mais de 350 metros quadrados foi declarada como bem de utilidade pública para as obras e implantação das estações e Pátio Norte da Linha Rosa.
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A área desapropriada nesta sexta-feira dará lugar ao espaço que será chamado Pátio Ford. O texto autoriza que a Companhia Metropolitana invoque caráter de urgência para as desapropriações.
Linha 20-Rosa
A linha do metrô 20-Rosa teve projeto autorizado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em janeiro deste ano.
A nova linha terá 33 quilômetros de extensão e vai conectar a zona oeste de São Paulo com os municípios de Santo André e São Bernardo do Campo. A expectativa é que mais de 1,3 milhão de passageiros sejam beneficiados diariamente com o novo trecho.
As estações previstas:
- São Paulo: Santa Marina, Lapa, Vila Romana, Cerro Corá, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais, Cursino, Arlindo Vieira e Livieiro;
- São Bernardo do Campo: Taboão-Paulicéia, Rudge Ramos e Afonsina;
- Santo André: Príncipe de Gales, Portugal e Santo André.
O Consórcio MNEPI Linha 20 terá um prazo de 20 meses para concluir estudos detalhados, que definirão com precisão os aspectos técnicos do projeto. Essas análises servirão de base para etapas essenciais, como a elaboração do cronograma, a contratação das obras e a definição do modelo econômico para a implantação da Linha 20-Rosa. O investimento previsto é de R$ 137,8 milhões.
