O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quarta-feira (1º/10), com o líder do PP na Câmara dos Deputados, Doutor Luizinho (PP-RJ), em um almoço no Palácio da Alvorada.
O encontro ocorre após a sigla anunciar o desembarque do governo Lula. A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), também participou da conversa.
O PP decidiu romper com o Executivo depois de formalizar uma federação com o União Brasil – chamada União Progressista. Os partidos estabeleceram um prazo para que seus filiados entreguem os cargos.
Leia também
-
Lula e Trump estão em tratativas para telefonema antes de encontro
-
Com rompimento anunciado, líder do União vai a evento com Lula
-
Lula faz aceno a Motta após acúmulo de embates com PEC da Blindagem
-
Ministro de Lula minimiza saída de partidos: Não nos apoiaram em 2022
Filiado ao PP, o ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), não participou do almoço. Com o ultimato da sigla, a expectativa é de que ele deixe o posto até o fim de semana.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, do União, também deve sair do governo. Na última semana, ele entregou a carta de demissão ao presidente Lula.
Nesta quinta (2/10), Sabino embarca para Belém (PA) a fim de participar de agendas relacionadas à Conferência das Partes, a COP30, que será realizada na capital paraense.