MAIS

    Mais de 800 espécies de aves são catalogadas em São Paulo. Entenda

    Por

    Devido à diversidade de tipos de vegetação, com Cerrado e Mata Atlântica, o estado de São Paulo abriga mais de 40% dos tipos de aves do país. Com o intuito de contribuir para a preservação da fauna, em novo estudo, pesquisadores catalogaram mais de 800 espécies.

    De acordo com a pesquisa, mais de 10 anos se passaram desde a divulgação da última lista abrangente. Na nova publicação, há o registro de 890 formas válidas ou potencialmente válidas, incluindo 864 espécies, com 860 apoiadas por evidências, e 76 novas adições desde a lista anterior. Além disso, a nova constatação tem 125 tipos de aves ameaçadas de extinção e 20 que já são consideradas regionalmente extintas.

    “Destacamos a importância da conservação da vegetação nativa remanescente em São Paulo, considerando o alto número de espécies de aves ameaçadas ou já extintas no estado e as contínuas pressões humanas que elas enfrentam. Além disso, discutimos a distribuição, o estado de conservação e identificações errôneas ou registros inválidos relacionados ao estado”, explicaram os cientistas no artigo científico.

    Leia também

    Autores do estudo com aves catalogadas

    Publicado em agosto deste ano, o catálogo foi conduzido pelos pesquisadores Stephanie Jin Lee e Luís Fábio Silveira, da Universidade de São Paulo (USP); Vagner Cavarzere e Robson Silva, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); e Luiz Fernando de Andrade Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos.