MAIS

    Martinho da Vila dá aula de samba e pagode no Festival Estilo Brasil

    Por

    Martinho da Vila, nome fundamental do samba, participou e testemunhou o surgimento do pagode, um estilo que nasceu na década de 1970 e que ele descreve como um “filho ilustre do samba”.

    Em um vídeo para a série “Histórias para Morar”, o sambista relembrou a importância dos grandes quintais das casas do subúrbio carioca, especialmente na Zona Norte, como berços culturais.

    O músico afirma que essas casas tinham algo em comum: um quintal grande e festivo, que ajudou a transformar não apenas a vida dos participantes, mas também a cultura de um país inteiro.

    Martinho da Vila, embora tenha nascido em Duas Barras, considera que a “carioquice” vem quase de berço, já que ele vive no Rio de Janeiro desde os 4 anos.

    Martinho recorda que foi de “quintal em quintal que o pagode nasceu e ganhou o Brasil”. Ele agradece a figuras como Dona Doca, Seu Zé da Light e Maria, mulher do Bastião, por abrirem as portas das casas, permitindo que a movimentação e as rodas de batuque, regadas a cerveja, se estabelecessem.

    O ambiente desses encontros era tão contagiante que, se chegasse alguém mais sério ou compenetrado, logo entrava no clima e curtia com os demais.

    Leia também

    Essa nova geração de sambistas revelou nomes de peso para a música brasileira, como Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho.

    A revolução musical que deu origem ao pagode veio com importantes inovações nos instrumentos, introduzidas pelo grupo Fundo de Quintal. Entre as mudanças estavam a introdução do tantã, criado por Sereno para substituir o surdo de marcação, e o repique de mão, adaptado por Ubirany.

    Essas inovações trouxeram novas harmonias e ritmos percussivos ao samba.

    Martinho da Vila, o bamba do gênero, apresentará em Brasília, no dia 31 de outubro, a alegria genuína que permeou o nascimento do pagode, no festival Estilo Brasil.

    Compre seu ingresso

    O evento tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal. A realização é do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.

    Programação:

    Fagner
    24 de outubro

    Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds
    Turnê: Esquinas & Canções
    25 de outubro

    Martinho da Vila
    31 de outubro

    Tim Bernardes
    8 de novembro

    Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos
    Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos
    21 de novembro

    Festival Estilo Brasil

    Local: Ulysses Centro de Convenções
    Ingressos: Bilheteria Digital