A MBRF, empresa resultante da fusão entre Marfrig e BRF, anunciou nesta segunda-feira (27/10) que sua subsidiária BRF Arabia fechou um contrato de US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,69 bilhões, pela cotação atual) com a Halal Products Development Company (HPDC), companhia subsidiária do fundo soberano da Arábia Saudita (PIF, na sigla em inglês).
A “joint venture” entre BRF Arabia e HPDC será ampliada com aportes do grupo saudita e tem planos de um IPO (“Initial Public Offering” ou Oferta Pública Inicial, em português) na Bolsa de Valores local em 2027.
Entenda
- “Joint venture” é um modelo de colaboração empresarial que consiste na união de duas ou mais empresas com o objetivo de executar um projeto.
- O IPO, por sua vez, é o processo por meio do qual uma empresa privada vende suas ações ao público pela primeira vez e se torna uma companhia de capital aberto listada na bolsa de valores.
- Após a conclusão da operação, prevista para o primeiro trimestre do ano que vem, será oficialmente formada a Sadia Halal.
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Como será o negócio
De acordo com as informações da MBRF, o HPDC entrará inicialmente com 10% de participação e deve aumentar sua fatia para até 40% de forma gradual, por meio de aportes sucessivos de capital.
O acordo estipula ainda a contribuição de ativos da BRF Arabia, entre os quais empresas de distribuição e fábricas em diversos países do Oriente Médio. O faturamento anual deve chegar a US$ 2,1 bilhões.
“A expansão da parceria com a HPDC visa a reforçar a presença regional da MBRF em um dos mercados mais lucrativos e influentes do mundo, aproximando cada vez mais nossas marcas dos consumidores locais e assegurando a presença permanente na agenda de segurança alimentar do país”, afirmou o chairman e controlador da MBRF, Marcos Molina.
“A parceria combina a experiência industrial da MBRF com o alcance institucional e financeiro do PIF por meio da HPDC, criando uma plataforma única no mercado halal”, completou Molina.
O contrato de fornecimento entre MBRF e Sadia Halal tem duração inicial de dez anos e engloba exportações de frango inteiro, cortes e produtos processados, além de carne bovina.
A nova estrutura conta com uma fábrica em Dammam (Arábia Saudita), a planta industrial de Kizad em Abu Dhabi (Emirados Árabes) e centros de distribuição no Catar, no Kuwait e em Omã.
Principal marca da MBRF, a Sadia lidera seu segmento, com 36,2% de participação nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). A empresa tem 17 mil pontos de venda e faz mais de 111 mil entregas por mês.
A operação depende da aprovação de órgãos regulatórios.
