A Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) cumpriu, nesta terça-feira (21/10), mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal de Saúde e no Hospital Municipal de Costas Marques (RO). A operação, denominada “Ilusion” — Fase Falso Plantão, investiga um suposto esquema de “rachadinha” envolvendo médicos da rede pública.
Segundo a corporação, os indícios apontam que médicos vinculados ao município simulavam viagens e plantões que nunca ocorreram, gerando pagamentos indevidos com recursos públicos. As investigações indicam um desvio superior a R$ 1 milhão, ocorrido entre junho de 2024 e maio de 2025.
Com apoio da Delegacia Regional de São Miguel do Guaporé, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em órgãos públicos da Prefeitura.
Leia também
-
Polícia de SP apura atuação de servidores em enterro de falso médico
-
Falso médico pagou R$ 5 mil por corpo de indigente para forjar enterro
-
Médico é afastado por suspeita de negligência após morte de bebê
-
Justiça determina prisão de médico por deformar pacientes em GO e DF
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos documentos, equipamentos eletrônicos e celulares, que passarão por análise técnica e pericial. O material deve instruir as investigações que seguem em andamento.
Os profissionais da saúde envolvidos poderão responder por falsidade ideológica e peculato, além de organização criminosa. A PCRO informou que novas medidas judiciais poderão ser solicitadas nos próximos dias.
O Metrópoles entrou em contato com a Prefeitura de Costa Marques em busca de esclarecimentos e aguarda retorno.