MAIS

    Metrópoles vence 1º Prêmio de Jornalismo da SBCBM

    Por

    O Metrópoles venceu o 1º Prêmio de Jornalismo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. A reportagem “Superobesos: o complicado caminho para a cirurgia bariátrica no SUS“, de Bethânia Nunes, foi eleita pelos jurados como uma das três melhores na categoria texto.

    O prêmio foi entregue em 22 de outubro, durante o 25º Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

    Leia também

    A reportagem do Metrópoles aponta os múltiplos riscos causados pela obesidade e destaca que, apesar de o direito à saúde ser garantido na Constituição Federal, ainda falta muito para que os superobesos (com IMC acima de 50) consigam realizar a cirurgia bariátrica.

    Conforme apresenta a reportagem, muitas vezes, os agentes dos serviços de saúde não estão preparados para o atendimento ao paciente e/ou não há equipamentos, como macas e balanças, compatíveis com os corpos dos superobesos.

    Confira a reportagem do “Superobesos: o complicado caminho para a bariátrica no SUS”.

    O prêmio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi instituído neste ano para ampliar o conhecimento público sobre obesidade e suas formas de tratamento. A disputa foi dividida nas categorias TV, rádio e texto, e a escolha dos trabalhos vencedores coube aos jornalistas Alessandra Bacelar, Katia Brembatti (categoria texto), Fernando Rocha (categoria TV), Michelle Trombelli (categoria rádio) e ao médico Luiz Fernando Córdova, diretor da SBCBM.

    Cobertura especializada

    A editoria de Saúde do Metrópoles foi criada em janeiro de 2019 para divulgar pesquisas científicas, avanços na prevenção e no tratamento de doenças e informações sobre qualidade de vida e bem-estar.