Desde que foi lançado, há uma década, o Metrópoles sempre saiu vitorioso do Prêmio Engenho de Comunicação. Na 21ª edição, não seria diferente. O portal, o mais acessado do país segundo a Comscore, conquistou o troféu de Melhor Site e a CEO, Lilian Tahan, foi a homenageada do ano. A cerimônia oficial ocorreu no Teatro Nacional Cláudio Santoro, na noite dessa terça-feira (30/9).
Outros veículos de comunicação também levaram o prêmio, como Estadão, Band, CBN e TV Globo. Apresentador, âncora e locutor do programa mais longevo de rádio do Brasil, o jornalista Valter Lima, da EBC, também recebeu uma homenagem.
Com o lema O dia em que o jornalista vira notícia, o Prêmio Engenho reconhece veículos e jornalistas que produzem conteúdos a partir da capital federal. Idealizada por Kátia Cubel, a condecoração foi criada em 2004. Além dos profissionais de comunicação, autoridades prestigiaram a cerimônia de premiação, que contou com apresentação do tenor Thiago Arancam e da cantora Liah Soares com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS), regida pelo maestro Claudio Cohen.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Kátia Cubel detalha que, desde o início, o Prêmio Engenho tem por finalidade homenagear, distinguir e celebrar a excelência de profissionais e veículos de comunicação de Brasília. “Com os ataques frequentes à profissão, precismos mostrar para a sociedade que o jornalismo é uma ferramenta de cidadania”, explica.
Em seu discurso para os presentes, Katia também abordou a importância de os profissionais de comunicação estarem abertos a adaptar a um cenário cada vez mais tecnologico, interativo e multimídia.
“Diante do novo contexto, precisamos assumir comportamentos inovadores que incrementem a qualidade do serviço ofertado e a formação dos jornalistas profissionais. Esse é um compromisso que cada um de nós temos de assumir e assinar embaixo”, frisou Kátia Cubel.
CEO do Metrópoles, Lilian Tahan foi a grande homenageada
Durante a premiação, a CEO do Grupo Metrópoles, Lilian Tahan, foi chamada ao palco para receber a condecoração de Homenageada do Ano. Em meio a aplausos, a jornalista pontuou que Kátia Cubel promoveu um feito extraordinário com o Prêmio Engenho ao, por mais de duas décadas, dedicar-se a reconhecer a história de profissionais veteranos e a incentivar os mais jovens a tomar gosto pela carreira.
No discurso, Lilian Tahan fez questão de convidar todos os colaboradores do Metrópoles ao palco. Para ela, esse reconhecimento é “extensivo” aos colegas do portal de notícias.
Aprendi ao longo de uma carreira de quase 25 anos que os melhores resultados são aqueles que construímos em grupo. E o forte do Metrópoles é justamente este. Meus colegas que aceitaram o desafio de construir um portal de notícias totalmente digital vestiram a camisa desde o dia 1. Hoje, somos mais de 500 funcionários e o resultado disso é absolutamente surpreendente. Em uma década recém-completada, nós alcançamos audiência, relevância, repercussão e reputação. Serei sempre grata pela chance de liderar esta empresa de comunicação, que começou modesta e hoje é o site mais acessado do Brasil, com 8 bilhões de visualizações por mês e o maior índice de engajamento em redes sociais
Lilian Tahan, CEO do Metrópoles
A CEO do Grupo Metrópoles citou as “incontáveis denúncias” reveladas pelo portal e que mudaram o rumo da história do Brasil, a exemplo da Farra do INSS e do caso de assédio que repercutiu na queda de um ministro de Estado. “O Metrópoles, além de ser uma potência em termos de notícias, também cresce em suas verticais de produção de eventos culturais, entretenimento e esportes. Nos últimos dois anos, realizamos mais de 60 partidas de futebol, produzimos dezenas de shows memoráveis, trouxemos personalidades para dividir experiências e, agora, estamos levando esses conteúdos também para outros estados”, endossou.
Luiz Estevão fez questão de usar a palavra para enaltecer a gestão de Lilian Tahan à frente do Grupo Metrópoles.
Se eu não tivesse encontrado Lilian, eu nunca iria montar o Metrópoles. Como a Lilian acabou de dizer, o Metrópoles não se faz de equipamentos, não se faz de nada, o Metrópoles não se faz de produtos, o Metrópoles se faz de pessoas. E ela foi a segunda maior e melhor escolha que eu fiz na minha vida, e agradeço a Deus, porque ela é a razão maior do sucesso do Metrópoles. Ela é a condutora de tudo o que vocês viram em matéria de vitórias que o Metrópoles alcançou ao longo desses anos. São apenas 10 anos. É muito pouco tempo para que o Metrópoles se tornasse o maior portal de notícias do país.
Luiz Estevão
Neste ano, compuseram o júri a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka; a deputada distrital Jane Klebia (MDB); o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Kiko Caputo; o maestro Claudio Cohen; a superintendente do Sesi Lab, Claudia Ramalho; a jurista e diretora jurídica do Senar, Eliziane Carvalho; e a coordenadora do curso de Jornalismo do IESB, Daniella Gourlart. As jornalistas Márcia Wiczack e Marcia Zarur apresentaram os vencedores das categorias Âncora de Rádio, Cobertura de Brasília, Colunista, Programa de TV, Programa de Rádio, Melhor Site e Âncora de TV.
Presidente do corpo de jurados, a diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, ressaltou a importância do papel dos profissionais da comunicação. “São os jornalistas que dão a diretriz da comunicação social na nossa sociedade, mais do que isso, em um tempo de fake news e de fatos tão imprecisos”, reforçou. Ela salientou que os jornalistas assumem um desafio todos os dias ao retratar a realidade dos fatos. “Quero render as minhas homenagens a vocês, porque são os responsáveis por nos garantir uma comunicação equilibrada”, continuou
Antes dos discursos e da entrega de todas as condecorações, os presentes no 21º Prêmio Engenho dividiram as expectativas enquanto saboreavam as delícias preparadas pelo buffet Chocolat.
Veja, no vídeo abaixo, como foi a premiação:
Confira os registros do 21° Prêmio Engenho de Comunicação pelo olhar da fotógrafa Nina Quintana:
Serviço
Espaço: Teatro Nacional Cláudio Santoro
Música: tenor Thiago Arancam, cantora Liah Soares e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS)
Buffet: Chocolat
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.