MAIS

    Milei parabeniza Corina Machado por Nobel contra “narcoditadura”

    Por

    O presidente da Argentina, Javier Milei, parabenizou, nesta sexta-feira (10/10), María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, pelo Prêmio Nobel da Paz e por lutar “contra a narcoditadura”.

    De acordo com o Comitê Norueguês do Nobel, Corina Machado ganhou o prêmio por trabalhar na promoção dos direitos democráticos e por lutar por uma transição pacífica de uma ditadura para a liberdade.

    “Meus parabéns por este reconhecimento mais do que merecido pela sua imensa luta na corajosa defesa da liberdade e da democracia. Obrigado pela inspiração com que você ilumina o mundo lutando contra a narcoditadura da Venezuela”, escreveu Milei.

    Milei e Corina têm uma boa relação por afinidade ideológica e devido ao posicionamento contra o regime de Nicolás Maduro, líder venezuelano. Além disso, o presidente argentino concedeu asilo político a Edmundo González, candidato à presidência da Venezuela derrotado por Maduro em uma disputa eleitoral contestada internacionalmente.

    Leia também

    À época, o governo argentino recebeu Gonzaléz na Casa Rosada, em Buenos Aires. O governo Maduro havia expedido um mandado de prisão por ter publicado em um site atas eleitorais, denunciando fraude nas eleições.

    Nas redes sociais, Corina agradeu o “imenso reconhecimento” à luta pela liberdade, e disse que precisará da ajuda dos povos da América Latina para tornar a Venezuela um país democrático novamente. Atualmente, Machado está escondida, após o governo venezuelano iniciar uma série de perseguições contra a líder da oposição.

    “Este imenso reconhecimento à luta de todos os venezuelanos é um impulso para concluir nossa tarefa: conquistar a liberdade. Estamos no umbral da vitória e, hoje, mais do que nunca, contamos com o presidente Trump, o povo dos Estados Unidos, os povos da América Latina e as nações democráticas do mundo como nossos principais aliados para lograr a liberdade e a democracia. A Venezuela será livre!”, acrescentou.