Portal Estado do Acre Notícias

Mitomania: o que está por trás das declarações falsas de Gracyanne

mitomania:-o-que-esta-por-tras-das-declaracoes-falsas-de-gracyanne

Mitomania: o que está por trás das declarações falsas de Gracyanne

Depois da coluna Fabia Oliveira divulgar áudios em que a influenciadora Gracyanne Barbosa detalhava sua relação com o ator João Vicente de Castro, a famosa usou as redes sociais para desmentir a informação. No entanto, conversas da musa fitness mostram que sim, o material se referia ao ator de Vale Tudo. As mentiras da ex-mulher de Belo chamaram a atenção de especialistas.

Leia também

Problemas

De acordo com a psicologia, criar declarações falsas pode ser uma maneira das pessoas – famosas ou anônimas – se protegerem e controlarem a imagem delas perante os demais. Quando as mentiras se tornam frequentes e exageradas, no entanto, isso pode representar um problema: a mitomania.

A psicóloga Sandra Pereira deu detalhes: “Muitas vezes a mentira é uma forma de se proteger e evitar julgamentos. Inventar histórias pode ser uma maneira de controlar a imagem que o outro tem de nós. Mas quando isso é frequente e exagerado, e a pessoa não sente culpa, pode indicar um padrão patológico”, explicou.

Segundo a especialista, a mitomania se caracteriza por histórias fantasiosas, inconsistência entre versões e dificuldade em manter relacionamentos. “Essas pessoas buscam admiração e validam o próprio valor através da mentira. Com o tempo, acabam se isolando e perdendo credibilidade, porque a máscara se torna pesada demais para sustentar”, comentou.

7 imagensFechar modal.1 de 7

Gracyanne Barbosa

Reprodução/TV Globo2 de 7

Gracyanne e João Vicente de Castro

Reprodução/Instagram3 de 7

Gracyanne Barbosa e João Vicente engataram romance

Reprodução/Redes sociais4 de 7

Saiba detalhes do assalto que vitimou Gracyanne Barbosa no Rio

TV Globo/Reprodução5 de 7

Gracyanne Barbosa está saindo com o ator João Vicente

Instagram/Reprodução6 de 7

Gracyanne Barbosa choca ao mostrar cicatriz no joelho

Instagram/Reprodução7 de 7

Gracyanne Barbosa

Reprodução/Instagram

Proteção do ego

O médico e especialista em saúde mental Iago Fernandes concordou. “Mentir é uma estratégia adaptativa, usada para evitar conflito, proteger a autoestima, impressionar ou contornar situações difíceis. Muitas vezes, a mentira funciona como armadura diante de inseguranças, medo de abandono, vergonha ou baixa autoestima”, complementou.

Ele reforçou, porém, que a mentira só se torna preocupante quando deixa de ser pontual e passa a ser um padrão. “Quando a pessoa mente com frequência, mesmo sem necessidade, apresenta inconsistências nas histórias, não demonstra remorso e tem prejuízos nas relações pessoais e profissionais, pode estar diante de um quadro conhecido como mitomania ou mentira patológica.”

O médico descreveu alguns dos “sintomas” característicos do transtorno. “O indivíduo cria narrativas detalhadas, muitas vezes fantasiosas, mas com aparência de verdade. Muda versões conforme o contexto e tende a se colocar em posição favorável. A pessoa deseja ser vista como mais importante ou interessante do que acredita ser”, explicou.

Sair da versão mobile