Portal Estado do Acre Notícias

Miu Miu vai do lar ao luxo em controverso retrato do feminino

Miu Miu vai do lar ao luxo em controverso retrato do feminino

O desfile de primavera/verão 2026 da grife Miu Miu elegeu o avental como pivô da narrativa contada pela diretora criativa Miuccia Prada. A estilista, que costumeiramente aborda temas do universo feminino em suas criações de forma irônica e subversiva, escolheu a peça com a intenção de gerar reflexões acerca da invisibilidade do trabalho e do papel das mulheres na sociedade.

Vem entender!

foto com cor. desfile primavera/verão 2026 da Miu Miu - MetrópolesAs criações da estilista Miuccia Prada para a grife Miu Miu são conhecidas por seu teor irônico e subversivo

Simbologia trad wife

Apesar da intenção inicial, a crítica feita pela estilista pode ter esbarrado no reducionismo ao abordar o feminino atrelado somente ao trabalho doméstico. No panorama sociopolítico atual, em que movimentos e ideais conservadores — como a revalorização das “trad wives” — vêm ganhando cada vez mais força, elevar símbolos que costumavam ser reservados apenas às mulheres ao status de itens de luxo pode não ser a escolha ideal para passar a mensagem de ironia e subversão.

Leia também

O movimento trad wife revaloriza o estilo de vida conservador das mulheres na década de 1950

 

As versões de aventais criadas por Miuccia trazem babados, comprimentos variados e materiais diferentes

 

Os aventais foram combinados a looks de alfaiataria e caimento oversized

A estilista Miuccia Prada afirmou, nos bastidores do desfile, que se inspirou no trabalho de duas fotógrafas: Dorothea Lange e Helga Paris. As profissionais se destacaram por registrar o universo laboral doméstico realizado por mulheres nas décadas de 1920 e 1930. A designer acrescentou ainda que enfrentou dificuldades para traduzir a profundidade do tema em roupas, optando pelos aventais para representar as barreiras enfrentadas pelas mulheres ao longo do tempo.

Confira o desfile completo de primavera/verão 2026 da Miu Miu:

Do cotidiano ao luxo

As peças foram incrementadas com pedrarias, renda e couro, sendo combinadas a looks de alfaiataria, caimentos oversized, e, até mesmo, biquínis. Para modelar os trajes na passarela, foram escolhidas atrizes como Sandra Hüller e Milla Jovovich, que têm 47 e 49 anos, respectivamente, representando a multiplicidade feminina e trazendo uma reflexão, também, sobre o etarismo.

Atriz Sandra Hüller

 

Atriz Milla Jovovich

 

As peças foram incrementadas com pedrarias, renda e couro

 

A transparência também foi um elemento explorado nos trajes apresentados no desfile

Sair da versão mobile