O mundo vive uma onda nostálgica nos últimos anos, em meio a sequências de filmes clássicos, retornos de bandas que marcaram gerações e… collabs de moda que resgatam os velhos tempos. Entre elas, exemplos recentes de marcas esportivas clássicas, como Reebok e Fila. As inspirações vão da fotografia analógica às origens da cena punk nova-iorquina, carregando uma boa dose de memória afetiva.
A seguir, a coluna destaca cinco exemplos de collabs de marcas esportivas que apelam para a moda nostálgica. Vem conferir!
1. Reebok x Kodak
Pensada para “celebrar a imperfeição” e reinterpretar a influência da fotografia analógica para uma nova geração, a Reebok e a Kodak uniram forças em uma coleção-cápsula de calçados e vestuário. As peças, a exemplo das releituras dos tênis Classic Nylon e o Club C 85, são baseadas nos arquivos de ambas as marcas e levam as cores clássicas da famosa marca de filmes fotográficos, que já colaborou antes com a Forever 21 e a Renner.
Leia também
-
Dolce & Gabbana une loungewear e alfaiataria em coleção de verão 2026
-
Bottega Veneta: 1º desfile de Trotter é rico em detalhes e história
-
Dario Vitale estreia na Versace com referências ao legado de Gianni
-
Criado por IA, shopping surpreende com lojas de luxo em cavernas
Fundada em 1889 por George Eastman, a Kodak ajudou a tornar a fotografia acessível. Por meio de colaborações, a marca mantém vivo o apelo nostálgico dos cliques analógicos do fim do século 20. O lançamento global da parceria com a Reebok, com camisetas e calça, ocorreu em 30 de setembro em varejistas selecionadas e no site da marca esportiva.
2. Fila x Arezzo
A segunda colaboração da Fila com a Arezzo também passeia pela influência retrô do esporte, incluindo uma campanha inspirada em academias antigas. Na parceria, os tênis Renno Vintage II e Jogger ganham variações em materiais atualizados e tonalidades de marrom. As bolsas e mochilas transitam entre o casual e o esportivo, junção conhecida na moda como a tendência athleisure.
A coleção, à venda em lojas físicas e e-commerce, acompanha ativações em pontos de venda, com a possibilidade de usar charms para personalizar os calçados.
3. Reebok x PlayStation (Sony)
Mais um lançamento da Reebok apela para o lado nostálgico dos anos 1990. Mas, desta vez, no universo dos videogames, em uma parceria com a Sony para celebrar os 30 anos do primeiro PlayStation. A collab homenageia os três países que receberam o lançamento original do console – Japão, Estados Unidos e Reino Unido – com releituras de três tênis da marca esportiva: InstaPump Fury 94, Pump Omni Zone II e Workout Plus.
As referências à primeira versão do console, de 1994, prometem agradar ao público gamer e incluem a paleta de cores cinza-claro e os detalhes arredondados que remetem à estrutura do aparelho e aos controles. As peças são limitadas e estarão disponíveis a partir de outubro, em varejistas selecionadas nos três países homenageados.
4. Nike x Jacquemus
Concebido em 1972 como um tênis de corrida, o Nike Moon Shoe ganhou sua primeira releitura direta desde então em uma collab da marca esportiva com a grife francesa Jacquemus. Para a novidade, que estende a parceria entre as duas labels, o calçado ganhou um design influenciado pelo balé. A propósito, o estilo adentra a pegada de solado baixo que tem feito sucesso na moda nos últimos anos.
O Moon Shoe, vale lembrar, foi criado por Bill Bowerman, cofundador da Nike, e teve um pequeno lote produzido, mas nunca chegou a ser lançado comercialmente. A inspiração para a nova versão veio de uma visita do estilista Simon Porte Jacquemus aos arquivos da Nike. Anteriormente, as duas marcas colaboraram em outros três calçados. O quarto design conjunto chegou ao site da Jacquemus em 29 de setembro e chega a lojas selecionadas e ao site SNKRS em 6 de outubro.
5. Vans x Efron Danzig
A Vans está tradicionalmente ligada a uma categoria esportiva específica: o universo do skate. A versão “Premium” do segundo tênis lançado pela marca, o famoso Old Skool (1977), ganhou quatro releituras neste ano, assinadas pelas atletas Efron Danzig, Cocona Hiraki, Tania Cruz e Karina Rozunko, inspiradas em seus próprios estilos pessoais. No caso da skatista e artista Efron, a referência principal foi o início da cena punk na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Lançado em 10 de setembro, o modelo é trabalhado em couro preto com ferragens.
Aproveitando o clima de nostalgia, aproveite para conferir o vídeo da coluna sobre a história do Adidas Samba, um dos modelos de tênis queridinhos dos últimos anos.
Assista abaixo: