A xAI, startup de inteligência artificial (IA) criada pelo bilionário Elon Musk, anunciou nessa segunda-feira (27/10) o lançamento da Grokipedia, plataforma que funcionará como uma espécie de “enciclopédia digital” e entra no mercado para concorrer com a Wikipedia.
Lançada em 2001, a Wikipédia é uma enciclopédia on-line colaborativa e multilíngue, com conteúdo livre que pode ser editado por qualquer pessoa com acesso à internet. Segundo Musk, que também é dono do X (antigo Twitter), da SpaceX e da Tesla, a Wikipedia é politicamente alinhada à esquerda.
No dia de seu lançamento, a Grokipedia já contava com mais de 885 mil artigos publicados, número ainda bem inferior aos mais de 7 milhões de conteúdos disponíveis na Wikipedia em inglês.
Leia também
-
Harry e Meghan se unem a Elon Musk contra superinteligência em IA
-
Deputado se junta a Elon Musk em cruzada contra desenho da Netflix
-
Musk faz acordo com ex-executivos demitidos do Twitter sem indenização
-
Ações da Netflix despencam nos EUA após ataques de Musk. Entenda
“Nada além da verdade”
De acordo com Elon Musk, a nova plataforma será “dez vezes melhor” e terá “dez vezes mais verdade” do que a Wikipedia.
“O objetivo de Grok e Grokipedia.com é a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. Nunca seremos perfeitos, mas nos esforçaremos para alcançá-la”, escreveu Musk em sua conta no X.
Inicialmente, a Grokipedia tinha lançamento previsto para setembro, mas a estreia foi adiada para que a equipe da plataforma trabalhasse para “eliminar a propaganda”, segundo Musk. A Grokipedia é abastecida por textos produzidos pelo Grok, o assistente de IA da xAI.
