Tem um jeitinho fácil de saber se um aplicativo está fora do ar — e não é abrindo o X, antigo Twitter, para conferir o que dizem os outros usuários. Um site especializado no assunto pode te ajudar a descobrir se o problema é sua internet ou uma queda repentina em um app.
O Downdetector mostra quando aplicativo e serviços on-line estão com problemas de conexão. O site é “alimentado por relatórios de usuários imparciais e transparentes, e indicadores de problemas de toda a web”, afirma a página.
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Aprenda a verificar se o site ou app está fora do ar:
- Acesse o site https://downdetector.com.br/;
- Na barra de busca, pesquise o aplicativo ou site que você quer saber se está funcionando;
- O site vai mostrar se houve aumento de reclamações de usuários no dia e horário pesquisado, além de indicar quantas reclamações foram feitas.
Apagão da nuvem da Amazon
O apagão verificado nesta segunda-feira (20/10) na Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços em nuvem da Amazon, causou problemas e interrupções em diversos sites e aplicativos. Entre os app afetados estão: Snapchat, Fortnite, Facebook e Prime Video.
Segundo o Downdetector, as instabilidades começaram nesta manhã. A AWS informou estar investigando o “aumento nas taxas de erro e latências em diversos serviços da AWS”.
“Estamos trabalhando em vários caminhos paralelos para acelerar a recuperação”, informou a AWS.
Outros serviços afetados são a assistente virtual Alexa, que deixou de responder comandos de voz e rotinas programadas, e plataformas como Airtable, Canva e o aplicativo da rede McDonald’s. No Brasil, sites e apps como Mercado Livre, Wellhub (antigo Gympass), Hotmart e iFood sofreram com o apagão.
Ainda segundo a AWS, o problema afeta outros serviços ou recursos globais que dependem de dispositivos físicos ou virtuais conectados à rede, que foram os que apresentaram a falha.