O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, alegou, nesta terça-feira (14/10), que não é necessário o horário de verão neste ano, ressaltando que o comitê de monitoramento do setor elétrico discute mensalmente o tema e que, ao concluir, informou que a medida não é necessária.
A declaração de Silveira foi dada no programa Bom Dia, Ministro, onde ele afirmou que “graças ao planejamento e ao índice pluvial dos últimos anos, estamos em condição de segurança energética completa e absoluta para este ano”.
“Nós estamos completamente seguros que nós não precisamos do horário de verão esse ano […] Nós teríamos a coragem de implementar, caso necessário”, completou Silveira.
Leia também
-
Governo se pronuncia sobre horário de verão em 2025
-
Horário de verão pode voltar este ano? Saiba o que diz governo
-
Horário de verão nos EUA muda expediente da B3: veja como funcionará
-
Sem horário de verão, temos mesmo segurança energética?
Horário de verão
No começo deste mês, o Ministério de Minas e Energia informou que o Brasil não retomará o horário de verão em 2025. Suspensa desde 2019, a prática consiste em adiantar os relógios em uma hora.
O esclarecimento foi feito para desmentir rumores sobre o retorno da medida, descontinuada há seis anos.
De acordo com o governo, o horário de verão tem como principal objetivo reduzir o consumo de energia elétrica, “aproveitando melhor a luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora”.
O governo vai continuar a avaliar periodicamente a adoção da medida.