O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse não temer esvaziamento da 30ª Conferência das Nações Unidas (ONU), a COP30, diante da crise envolvendo os altos preços das hospedagens em Belém, sede do evento.
Em entrevista à TV Liberal, o chefe do Planalto citou medidas que estão sendo tomadas para resolver o problema e garantiu que “não vai faltar quarto”.
“Estamos cuidando disso com muito carinho. O povo de Belém é extraordinariamente amoroso e gentil. Tem muita gente saindo das suas casas e alugando para quem quiser vir”, disse o petista nesta sexta-feira (3/10).
“Além disso, têm vários hotéis que estão sendo construídos, e dois navios que contratamos para atender essas pessoas. São quase 4 [mil] ou 5 mil quartos. Portanto, não vai faltar quarto”, ressaltou.
Leia também
-
Susto: avião de Lula apresenta problema no motor em viagem ao Pará
-
Lula sobre COP: “Mandei carta para Trump, Xi Jinping e até para Milei”
-
“Conte comigo”, diz Sabino a Lula em tom de despedida no Pará
-
Lula diz que COP30 não será de “luxo” e brinca que vai dormir em barco
O presidente está em Belém para a inauguração e acompanhamento de obras relacionadas à COP30. A capital paraense enfrenta uma crise em meio aos altos custos das diárias nas datas do evento, marcado para novembro.
Delegações de mais de uma centena de países chegaram a pedir à ONU a mudança da sede, mas o governo brasileiro foi contra e anunciou uma força-tarefa para auxiliar nações a encontrarem reservas acessíveis. Até o momento, cerca de 60 países confirmaram presença na conferência.