MAIS

    Nikolas e Flávio Bolsonaro usam IA para vincular traficantes a Lula

    Por

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) compartilharam em suas redes sociais um vídeo, gerado a partir de inteligência artificial, com o objetivo de associar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a traficantes e outros criminosos.

    O vídeo simula cenas de assaltos e homens armados agradecendo ao titular do Planalto pela declaração sobre traficantes serem “vítimas dos usuários”. “Lula defende a soberania dos bandidos”, escreveu Flávio na publicação.

    As publicações foram feitas em reação a uma fala do petista que repercutiu negativamente nas redes sociais. Durante entrevista a jornalistas na Indonésia, Lula chamou traficantes de “vítimas de usuários” ao comentar as ações do governo dos Estados Unidos, de Donald Trump, na América do Sul, no combate ao tráfico internacional de drogas. Após a gafe, ele voltou atrás.

    “Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente seria mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse o presidente.

    Leia também

    Diante da repercussão, ele se retratou em um post nas redes sociais, justificando que fez uma “frase mal colocada” e destacando medidas do governo na área de segurança pública.

    “Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, diz a postagem no perfil do petista.

    O governo federal também lançou uma nota em que traz um balanço das operações realizadas no âmbito do combate ao tráfico e ao crime organizado. “O governo do Brasil não tolera o tráfico de drogas e atua com rigor e ações de inteligência, obtendo resultados históricos contra a espinha dorsal das organizações criminosas”, destaca o texto.