Os hospitais regionais do Gama (HRG) e de Santa Maria (HRSM) têm realizado mais partos de moradoras do Entorno do Distrito Federal do que de pessoas que moram na capital. É o que apontam a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e o Instituto de Gestão Estratégica do DF (Iges-DF).
Os órgãos divulgaram, nessa quinta-feira (16/10), que os dois hospitais registraram 5.098 partos entre janeiro e agosto deste ano. Destas, 3.240 foram de mães residentes em cidades goianas próximas ao DF. Os dados constam no Painel Infosaúde, da SES-DF.
Assim sendo, 63,5% dos partos realizados no HRG e no HRSM são de mães que moram no Entorno.
Números separados
Na unidade do Gama, foram 2.555 partos entre janeiro e agosto: 1.842 de mulheres do Entorno (72,1%), e 713 de brasilienses (27,9%).
Já no HRSM, o total de partos é de 2.543, sendo 1.398 pacientes vindas de municípios vizinhos (55%) e 1.144 moradoras do DF (45%).
Leia também
-
CLDF recebe denúncias de agressão e grávidas sem pré-natal na Colmeia
-
Mulher fica paraplégica após uso de fenol: CRM aponta “relação causal”
-
Dispositivo criado por pesquisadora da UnB ajuda a evitar amputações
-
DF abre vagas para castração gratuita de pets. Veja como se inscrever
Cidades que mais recorrem
Os municípios goianos cujas mães mais vêm ao DF estão no Entorno Sul. Entre as cidades que mais recorrem a essas duas unidades estão Valparaíso de Goiás (1024), Luziânia (886), Novo Gama (793) e Cidade Ocidental (446). Santo Antônio do Descoberto têm sete mães que vieram ao DF; Águas Lindas, dois casos; Planaltina e Padre Bernardo, um parto cada.
Para o secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, a alta demanda do Entorno é um “desafio grande”, mas reforça a missão do DF de atender a população de maneira humanizada. “Estamos investindo em estrutura, tecnologia e profissionais para garantir que cada mãe e cada bebê tenham a assistência necessária”, revela Juracy.