Portal Estado do Acre Notícias

Nutricionista revela 4 chás que ajudam a desintoxicar o fígado

Nutricionista revela 4 chás que ajudam a desintoxicar o fígado

O fígado desempenha um papel vital na desintoxicação do organismo, processando toxinas e resíduos resultantes da alimentação e do uso de medicamentos, e até mesmo poluição ambiental.

Leia também

É um órgão responsável por diversas funções diferentes no corpo — incluindo o processamento de nutrientes e a regulação de substâncias químicas no sangue.

5 imagensFechar modal.1 de 5

Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo

Getty Images2 de 5

Eles podem ser consumidos quentes ou frios

Getty Images3 de 5

Beber chá pode acelerar o metabolismo

Getty Images 4 de 5

Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso

Getty Images5 de 5

A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta

Getty Images

A nutricionista e biomédica Camila Monteiro explica que o “fígado é o órgão que tem maior responsabilidade em desintoxicar, a fazer uma faxina interna, uma limpeza no nosso organismo.”

Para manter a saúde e o bom funcionamento do órgão alguns chás podem ajudar. Mas, a profissional destaca que não existe chá milagroso, os efeitos virão a partir de um estilo de vida saudável, adequado e com equilíbrio.

“Com alimentação saudável, sem consumo de ultraprocessados, embutidos, evitando consumo de álcool, frituras, doces no dia a dia.”

Foto colorida de mulher levantando bule e colocando água em xícara de chá - MetrópolesÉ preciso deixar todos os ingredientes fervendo por 10 minutos, segundo a especialista

Confira os chás:

O fígado desempenha um papel vital na desintoxicação do organismo

Contraindicações

Mesmo se tratando de produtos naturais, ervas, sempre há contraindicações. A nutricionista destaca que para gestantes e lactantes, os chás podem estimular a contração, acelerar os batimentos, interferir na saúde do bebê e promover mais agitação. “Para crianças que ainda tem organismo muito sensível, temos que ter cuidado com estes chás, que podem acelerar demais. Para crianças as opções são chás calmantes.”

“E de forma geral, sempre buscar orientação especializada. O profissional precisa avaliar a saúde da pessoa, se tem algum diagnóstico pré existente, se já toma algum medicamento com regularidade, afinal, os chás podem ter interação se consumidos junto com alguma substância/medicamento. Conhecer a saúde geral do paciente é essencial para recomendar chás ou alguma outra dieta”, acrescenta a profissional.

Sair da versão mobile