Martinho José Ferreira, conhecido mundialmente como Martinho da Vila, levará o repertório atemporal e vibrante para Brasília (DF), no Festival Estilo Brasil, realizado pelo Metrópoles.
Na apresentação em 31 de outubro, Martinho da Vila promete um show repleto de samba de raiz e sucessos que atravessaram gerações, convidando o público a cantar junto. O repertório incluirá clássicos como “Disritmia”, “Ex-Amor” e “Canta Canta, Minha Gente”.
Nascido em Duas Barras, Rio de Janeiro, em 1938, Martinho se mudou para a capital fluminense aos 4 anos, sendo criado na Serra dos Pretos Forros. Antes de se dedicar à música, ele trabalhou como auxiliar de químico industrial e serviu o Exército como Sargento Burocrata, cursando a Escola de Instrução Especializada para se tornar escrevente e contador.
A primeira aparição para o grande público ocorreu no III Festival da Record, em 1967, com a canção “Menina Moça”.
O sucesso que o consagrou veio no ano seguinte, na quarta edição do festival, com o lançamento do clássico absoluto “Casa de Bamba”. Em 1969, ele lançou o primeiro disco, intitulado Martinho da Vila, que já demonstrava o talento como compositor e incluía obras-primas como “O Pequeno Burguês”.
Leia também
-
Martinho da Vila leva o samba de raiz ao Festival Estilo Brasil
-
Tim Bernardes em Brasília: pré-venda para clientes BB começa hoje
-
Fagner leva ao Estilo Brasil a referência musical setentista do Ceará
-
Sérgio Hinds se une a Lô Borges e Beto Guedes em encontro histórico
Com o sucesso consolidado, Martinho abandonou formalmente as outras profissões por volta de 1970 para se dedicar integralmente à carreira de cantor. Ele tirou uma licença não-remunerada do serviço público pensando em retornar, mas nunca mais voltou, pois o sucesso foi avassalador.
Além da vasta discografia, com mais de 50 álbuns, o artista foi o primeiro sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD “Tá Delícia, Tá Gostoso”, lançado em 1995.
Esse feito destacou Martinho não apenas como um grande artista, mas também como um dos maiores vendedores de discos do Brasil.
Martinho da Vila é, sobretudo, um pesquisador do folclore brasileiro, o que fica evidente em projetos musicais como “O canto das lavadeiras”, de 1989, baseado em nossa tradição. Reconhecido pela contribuição à arte e à cultura, ele recebeu o Prêmio Shell de Música Popular Brasileira e a Ordem do Mérito Cultural.
O evento tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal. A realização é do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação:
Fagner
24 de outubro
Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds
Turnê: Esquinas & Canções
25 de outubro
Martinho da Vila
31 de outubro
Tim Bernardes
8 de novembro
Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos
Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos
21 de novembro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital
