MAIS

    Óleo anti-inflamatório hidrata a pele e melhora a saúde dos cabelos

    Por

    A rotina de cuidados com a pele e os cabelos envolve o uso de diversos produtos de beleza. Alguns são formulados com compostos sintéticos, enquanto outros possuem ingredientes naturais na composição, como o óleo de rícino. Seu uso está relacionado à melhora da aparência e fortalecimento dos fios.

    Leia também

    De acordo com a professora de cosmetologia Jaqueline de Melo, o óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona, é rico em ácido ricinoleico. Esse ácido graxo, por sua vez, apresenta propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e hidratantes.

    Entre os principais benefícios do óleo de rícino para a pele, Jaqueline cita:

    • Hidratação profunda: ajuda a formar uma barreira que evita a perda de água, sendo útil em peles secas.
    • Ação anti-inflamatória e calmante: pode ajudar em irritações leves e dermatites.
    • Cicatrização e regeneração: favorece a renovação celular em pequenas lesões e rachaduras.
    • Auxílio no controle de acne leve, devido à sua ação antimicrobiana.

    foto colorida sementes de óleo de rícinoO óleo de rícino também possui propriedades hidratantes benéficas para pele, unhas e cabelos. Além disso, auxilia na cicatrização de feridas, inclusive as rachaduras da boca

    Elizabeth Borgo, doutora em ciências farmacêuticas, acrescenta que o óleo de rícino é um ativo vegetal de grande valor cosmético, amplamente utilizado em formulações capilares, faciais e para cuidados com cílios e sobrancelhas.

    “Sua eficácia está relacionada às propriedades emolientes, nutritivas, anti-inflamatórias e benéficas. Quando aplicado de forma correta e em formulações equilibradas, atua como um excelente condicionante e agente de reparação, além de proteger e hidratar profundamente”, diz Borgo.

    Crescimento dos fios: mito ou verdade?

    Embora o óleo de rícino seja conhecido por seu poder de hidratar e fortalecer, a professora do Centro Universitário FMU, Jaqueline, explica que não há comprovação científica consistente de que ele estimule o crescimento de fios, cílios ou sobrancelhas.

    No entanto, o ingrediente pode melhorar a saúde do couro cabeludo e dos fios. “Como resultado, favorece indiretamente o crescimento por reduzir a quebra e manter a região capilar mais equilibrada. Seu efeito é, portanto, condicionante e fortalecedor, e não de estímulo direto à formação de novos fios”, diz a profissional.

    Quem deve evitar o uso do óleo

    O óleo de rícino, apesar dos benefícios, deve ser usado com cautela. Segundo Jaqueline de Melo, há situações em que o ideal é evitar ou limitar o uso, como em casos de:

    • Peles oleosas ou acneicas, devido ao potencial comedogênico que pode obstruir poros.
    • Cabelos finos e com tendência à oleosidade, que podem apresentar aspecto pesado e engordurado.
    • Peles sensíveis, que podem reagir com vermelhidão ou irritação ao contato com o produto puro.

    Elizabeth Borgo, diretora de P&D Ecosmetics, ressalta que se o óleo for utilizado diretamente na pele, é preciso fazer o teste de sensibilidade, pois pode causar irritação. No entanto, quando utilizado como ativo em formulações cosméticas, essa chance diminui.

    7 imagensO protetor solar é o melhor amigo da pele, segundo dermatologistasA região dos olhos exige atenção redobradaTeste do skincare: descubra quão viciado você é em cuidados com a peleAutocuidado envolve diferentes áreas e é benéfico. Pressão por inserí-lo na rotina, entretanto, pode ser gatilho para problemas emocionaisDiante de uma quantidade enorme de produtos nas prateleiras, apenas uma dermatologista é capaz de identificar as necessidades da sua cútisFechar modal.1 de 7

    Quando o assunto é beleza, limpeza e hidratação do rosto são os primeiros passos

    Getty Images2 de 7

    O protetor solar é o melhor amigo da pele, segundo dermatologistas

    Getty Images3 de 7

    A região dos olhos exige atenção redobrada

    Getty Images4 de 7

    Teste do skincare: descubra quão viciado você é em cuidados com a pele

    Getty Images5 de 7

    Autocuidado envolve diferentes áreas e é benéfico. Pressão por inserí-lo na rotina, entretanto, pode ser gatilho para problemas emocionais

    Getty Images6 de 7

    Diante de uma quantidade enorme de produtos nas prateleiras, apenas uma dermatologista é capaz de identificar as necessidades da sua cútis

    Getty Images7 de 7

    Atente-se sempre às recomendações de aplicação do produto. Adequação garante eficácia dos dermocosméticos

    Getty Images